Atualizada às 20h55
O Sport embalou de vez no Campeonato Brasileiro. O Leão derrotou o Corinthians por 1x0 na tarde deste sábado (9) na Arena de Pernambuco pela 25ª rodada da Série A. O gol foi marcado pelo atacante Paulinho Moccelin aos 35 minutos do segundo tempo, após grande jogada de Marcão.
Foi a terceira vitória consecutiva do rubro-negro, que já vinha de triunfos sobre os gaúchos Grêmio (2x1) e Juventude (3x1). Com a reação, o time pernambucano subiu para 26 pontos e segue na luta contra o rebaixamento. O alvinegro paulista não perdia havia 10 partidas.
>> Veja as imagens da vitória do Sport diante do Corinthians na Arena de pernambuco
O Sport agora é o 17º colocado e fica de olho no complemento da rodada, principalmente no confronto deste domingo (10) entre Santos e Grêmio na Vila Belmiro. O Peixe tem 25 pontos e o Tricolor Gaúcho soma 23. O Leão chegou a estar em 16º lugar, mas o Bahia venceu o Athletico-PR por 2x0 também neste sábado (9) na Arena da Baixada. O Tricolor alcançou os 26 pontos, mas tem uma vitória a mais: 7 a 6.
Fora de campo, porém, o Sport vai ter que se defender, uma vez que nove clubes entraram no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com ação denunciando o caso do zagueiro Pedro Henrique.
O JOGO
Sem poder contar com Hernanes e Everaldo, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Gustavo Florentín surpreendeu na escalação. Gustavo começou no meio de campo ao lado de Marcão e Zé Welison, com Everton Felipe e Luciano Juba pelos lados do campo. Mikael, mais uma vez, ocupou o comando do ataque.
Pelo lado corintiano, Sylvinho escalou o experiente Jô no lugar de Willian, que sequer viajou para o Recife. Roger Guedes, eleito melhor jogador de setembro do Brasileirão, complementou o ataque ao lado do habilidoso Gabriel Pereira.
A primeira boa trama rubro-negra veio com participação Luciano Juba. Aos 12 minutos, ele e Gustavo tabelaram, mas o chute do camisa 10 foi para fora. O alvinegro respondeu com Renato Augusto, que da intermediária bateu por cima da meta de Maílson.
Aos 23, Gustavo tocou para Mikael, que arrematou por cima. No escanteio, a torcida rubro-negra chegou a gritar gol, após Sabino marcar de cabeça. Porém, o árbitro Sávio Pereira Sampaio (DF) assinalou impedimento de Rafael Thyere, que não tocou na bola, mas interferiu na jogada.
O Corinthians tinha mais posse de bola, porém o Sport era mais efetivo. Rápido na transição, o Leão quase abriu o placar outra vez com a participação de Gustavo aos 28. O camisa 10 colocou a bola entre as pernas de Fábio Santos, avançou e chutou forte, mas para fora.
E a primeira etapa seguiu no mesmo tom, com o rubro-negro sendo mais perigoso, contudo sem conseguir balançar a rede. Mesmo assim a torcida presente na Arena de Pernambuco aplaudiu o time na descida para o vestiário.
SEGUNDO TEMPO
Os dois treinadores não fizeram nenhuma alteração para a etapa complementar. No entanto, o Corinthians voltou melhor, pressionando a saída de bola rubro-negra e forçando erros de passe. Foram 10 minutos ruins para os pernambucanos.
Tanto que aos 12 minutos, Gustavo Florentín sacou o apagado Everton Felipe para a entrada do colombiano Tréllez. Não demorou muito e Luciano Juba também deixou o campo para a entrada de Paulinho Moccelin. Sylvinho respondeu fazendo duas mudanças de uma vez. Adson e Gustavo Mosquito entraram nos lugares de Jô e Cantillo respectivamente. Assim, Roger Guedes passou a jogar centralizado.
O jogo ficou lá e cá, mas sem nenhuma das duas equipes chegarem com perigo. E o Sport fez mais duas alterações. Machucado, Rafael Thyere deu lugar para Chico. Gustavo também saiu e Leandro Barcia entrou.
Mas aos 35 o grito de gol finalmente saiu na Arena de Pernambuco. Marcão fez grande jogada e achou Paulinho Moccelin na área. O atacante, que perdeu espaço no time por uma discussão com Gustavo Florentín, bateu cruzado, no canto de Cássio: Sport 1x0.
O Corinthians foi para cima e quase conseguiu o empate. Gabriel Pereira fez boa jogada em cima de Sander e bateu forte, rasteiro, obrigando Maílson a fazer grande defesa. E deu Leão, 1x0!
FICHA DO JOGO
Sport: Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere (Chico), Sabino e Sander; Marcão, Zé Welison e Gustavo (Leandro Barcia); Everton Felipe (Trellez), Luciano Juba (Paulinho Moccelin) e Mikael. Técnico: Gustavo Florentín.
Corinthians: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Cantillo (Gustavo Mosquito), Renato Augusto (Mantuan) e Giuliano; Gabriel Pereira (Luan), Roger Guedes e Jô (Adson). Técnico: Sylvinho.
Local: Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata.
Público: 2.489.
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF).
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior (ambos do DF).
Gol: Paulinho Moccelin aos 35 do 2º tempo.
Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter.