Muito antes das cifras se tornarem astronômicas para o Newcastle, um atleta cearense foi o primeiro brasileiro a atuar na equipe inglesa. Comprado neste mês por um fundo de investimentos da Arábia Saudita, o clube atualmente flerta com os destaques do futebol mundial, como Cavani, Philippe Coutinho, Mauro Icardi, Federico Chiesa e Gareth Bale. No entanto, no final dos anos 1980, quem vestia a camisa alvinegra era o atacante Mirandinha, ex-Náutico.
- Haja dinheiro! Newcastle planeja oferecer quase R$ 1 bilhão por dupla da Juventus
- Vale o investimento? Atacante do Real Madrid pode ser o primeiro reforço da era bilionária do Newcastle
- Bilionário árabe que comprou Newcastle estuda aquisição de clube brasileiro; entenda
- Técnico recusa proposta do bilionário Newcastle; saiba quem
- Após negar proposta bilionária do Newcastle, técnico pode pintar no Manchester City
O jogador foi o primeiro brasileiro a atuar na Terra da Rainha. Ele disputou 60 partidas e marcou 21 gols entre 1987 e 1989. A contratação ocorreu após ele se destacar em um amistoso da seleção brasileira com a Inglaterra. Na época, as cifras da negociação foram mais modestas: 575 mil libras esterlinas, equivalente a R$ 4,4 milhões nos dias de hoje.
Recentemente, foi publicada a biografia do ex-jogador, intitulada "Mirandinha - Na Velocidade do Gol. Destaque do Náutico entre 1983 e 1984, ele participou da campanha alvirrubra que culminou no sexto lugar do Brasileirão, em seu segundo ano de clube. O lançamento da obra ocorreu na sede do Timbu, em agosto deste ano.
>> Bilionário árabe que comprou Newcastle estuda aquisição de clube brasileiro; entenda
Mais nordestinos
Além de Mirandinha, outros nomes nordestinos vestiram a camisa dos Magpies. Natural de João Pessoa, o atacante Fumaça atuou pelo Crystal Palace antes de migrar para o Newcastle, na temporada 1999/00. Uma curiosidade é que ele foi treinado por Sir Bobby Robson, mesmo treinador de Ronaldo Fenômeno nos tempos de Barcelona.
Mais conhecido, o pernambucano Joelinton, ex-Sport, ganhou repercussão por ter sido, até então, a contratação mais cara da história do clube, sendo levado após o time inglês desembolsar mais de 44 milhões de euros, acima de 280 milhões de reais, em 2019. O atleta pertencia ao Hoffenheim, da Alemanha.
Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter.