Em sua coletiva de apresentação como novo treinador do Barcelona, Xavi Hernandéz afirmou que recebeu um convite da CBF para comandar a seleção brasileira após a Copa do Mundo de 2022. Ele, no entanto, recusou, já visando uma oportunidade futura no clube espanhol.
"É verdade que me ofereceram. Primeiro, seria auxiliar de Tite, e depois da Copa assumiria a Seleção. Mas minha ideia era vir ao Barça", disse o técnico.
- Neto detona Tite por convocação de Gabriel Chapecó para seleção brasileira: "Por que não pode ser Mailson, do Sport?"
- Após vitória do Real Madrid, jornal espanhol alfineta técnico do Brasil: 'Todo mundo se rendeu a Vinicius Junior, menos Tite'
- Barcelona oficializa a contratação de Xavi como novo técnico
- Barcelona: Recuperar futebol do jogador mais caro da história do clube é um dos desafios de Xavi
Xavi retorna ao Barcelona após seis anos da sua despedida. O ex-camisa 8 foi revelado nas categorias de base do Barcelona e se tornou um dos grandes ídolos com a camisa do clube. Foram 767 partidas disputadas no clube catalão e impressionantes 25 títulos conquistados.
As conversas começaram nos últimos dias, após a demissão de Ronald Koeman, que amargou série de insucessos, como derrota em casa para o arquirrival Real Madrid e largada com derrotas na Liga dos Campeões - o time fará decisão pela segunda vaga contra o Benfica e só a vitória interessa.
Em relação à Tite, essa não é a primeira vez que a saída do treinador é especulada. O gaúcho assumiu o Brasil em junho de 2016, na época, aclamado por unanimidade pela mídia e torcida. Desde então, foram 66 jogos à frente da amarelinha, conquistando 49 vitórias, 12 empates e apenas cinco derrotas. O aproveitamento é de 80,3%. Quando se fala em desempenho, cinco anos depois, a credibilidade já não é a mesma.
A Seleção caiu nas quartas de final da Copa da Rússia para a Bélgica em 2018. Um ano depois, ele liderou a equipe rumo ao título da Copa América realizada no Brasil. Neste ano, a Seleção acabou perdendo o título da mesma competição em pleno Maracanã no clássico contra a Argentina. Nas Eliminatórias para a Copa do Catar de 2022, no entanto, o Brasil lidera com folga, estando invicto e somando oito vitórias em oito jogos.
Ver essa foto no Instagram
Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter.