Além de grandes jogos, a rodada desta terça-feira (07) da UEFA Champions League marcou mais um recorde para Lionel Messi. Com os dois gols na vitória do PSG sobre o Club Brugge, no Parc des Princes, o craque argentino chegou a 758 gols na carreira como jogador de futebol e superou a marca Pelé em jogos oficiais, de acordo com o site RSSSF (Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation). No entanto, a contagem tem uma polêmica. Confira abaixo:
Somando todos os jogos, Pelé tem 1.283 gols na carreira. Entretanto, pelo critério de partidas oficiais, que é seguido pela RSSSF, o Rei ‘’só’’ tem 757 gols, 643 pelo Santos, 77 com a seleção brasileira e mais 37 pelo Cosmos (EUA). Já Lionel Messi, marcou 672 gols pelo Barcelona, 80 pela seleção da Argentina e, até a publicação desta matéria, seis com a camisa do Paris Saint-Germain.
> Craque do Real Madrid critica a Bola de Ouro para Messi; confira
Para conseguir ser o maior artilheiro da história do futebol, Messi precisa ultrapassar, de acordo com a lista da RSSSF, o austríaco Josef Bican, com 759 gols (os números dele são incertos, pois a feita pela Federação de Futebol Tcheca afirma ser 821 gols entre 1931 e 1955), o brasileiro Romário, com 762 gols, e o português Cristiano Ronaldo, que até o momento tem 801 gols.
> Veja os times que estão classificados para as oitavas de final da UEFA Champions League
Gols ‘’esquecidos’’ de Pelé
Sem contabilizar vários gols de Pelé, por considerar que não foram em partidas oficiais, a FIFA também não registra 18 gols do Rei pela Seleção Brasileira, que foram marcados em amistosos.
> "As pessoas entram na vida pessoal dele para arrumar algum defeito na bola dele", diz Ronaldo sobre críticas a Neymar
Esse fato faz com Lionel Messi também supere o brasileiro como maior artilheiro de uma seleção sul americana, sendo 77 contra os atuais 79 do argentino. Caso os gols fossem validados, Messi teria que marcar mais 16 gols para alcançar Pelé.