COPA DO NORDESTE

Copa do Nordeste: O que esperar Campinense, Botafogo-PB e Sousa no regional? Confira

Paraíba chega com três times tradicionais na Copa do Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinícius Veloso

Publicado em 21/01/2022 às 9:39 | Atualizado em 21/01/2022 às 11:07
Notícia
X

A Copa do Nordeste 2022 inicia neste sábado (22) e a Paraíba chega com três times tradicionais no estado. O detalhe é que, ao contrário de outros estados, os representantes são de três cidades distintas: Botafogo-PB, da capital, Campinense, de Campina Grande, e o Sousa, do interior do estado. Apenas Ceará e Paraíba possuem tantos representantes na fase de grupos da competição.

>> TV Jornal entra em campo para a maior cobertura da Copa dos Clássicos

>> Copa do Nordeste 2022: siga as notícias em tempo real da Copa dos Clássicos

No entanto, a quantidade não quer dizer certeza de sucesso. Apesar de ter feito o campeão de 2013, Campinense, e ter chegado à final em outras duas edições: Campinense em 2016 e Botafogo-PB em 2019, a Paraíba vem sendo mais coadjuvante do que protagonista da Copa dos Clássicos.

E você acompanha todas as emoções da Copa do Nordeste na TV Jornal, em Pernambuco, e nas afiliadas do SBT no Nordeste.

>> Copa do Nordeste: confira os jogos que serão transmitidos pela TV Jornal/SBT

CONFIRA COMO CHEGAM AS EQUIPES PARAIBANAS

Botafogo-PB

A temporada de 2021 começou de forma amarga para o Belo. A equipe não conseguiu performar bem e acabou sendo eliminada na primeira fase da Copa do Nordeste. No campeonato estadual, o Botafogo-PB terminou com a segunda campanha e foi direto para a semifinal. Nas semis, enfrentou o Campinense. A partida terminou empatada e o time perdeu nos pênaltis, ficando fora da Copa do Braisl.

Após um primeiro semestre de frustrações, a equipe virou a chave. O time fez uma bela Série C do Campeonato Brasileiro e se classificou para a segunda fase. Porém, mais uma vez, não conseguiu o acesso quando dependia apenas de um empate para conquistá-lo.

O Botafogo-PB iniciou na segunda fase da pré-Copa do Nordeste e bateu o Imperatriz-MA de forma tranquila por 2x0. Na terceira fase, que decidiu a classificação para a fase de grupos, o Belo mediu forças com o Vitória-BA. Os dois jogos terminaram empatados e a equipe paraibana contou com um herói improvável. Paulo Gianezini, então goleiro da equipe, defendeu um pênalti e por fim converteu o cobrança da classificação. A equipe ficou de fora apenas uma vez do torneio. A melhor campanha do Belo foi a chegada à final do torneio em 2019, que acabou sendo derrotado pelo Fortaleza.

Campinense

Assim como seu rival Botafogo-PB, o início de temporada da Raposa foi apático. A equipe não disputou a Copa do Nordeste 2021 e teve três competições no seu calendário. Na Copa do Brasil, enfrentou o Bahia, no Amigão. Com certeza a torcida raposeira nunca esquecerá dessa partida que ficou marcada negativamente. O Campinense tomou uma sonora goleada pelo placar de 7x1 e consequentemente foi eliminado da competição.

A chegada do técnico Ranielle Ribeiro elevou a confiança da equipe para a disputa do Campeonato Paraibano. A equipe conseguiu a classificação para o mata-mata e avançou à grande final. Na semifinal, enfrentou o Belo e o goleiro Mauro Iguatu garantiu a classificação para a final na disputa de pênaltis. Na final, a Raposa enfrentou o Sousa e ganhou o primeiro jogo por 1x0. Na volta foi até o interior do estado, onde assegurou um empate contra o Dinossauro e garantiu o título de campeão paraibano pela 21ª vez.

A cereja do bolo para a torcida do Campinense, porém, ainda estava por vir. Na Série D, o Rubro-Negro Paraibano conseguiu passar do considerado grupo da morte, por conter equipes de extrema tradição no futebol nordestino. Na grande final e já com o acesso garantido, enfrentou o Aparecidense-GO e foi derrotado em Campina Grande. Já na volta, empatou mas não o suficiente para sair com o título. Esta será a 6ª participação da Raposa na Copa do Nordeste, a melhor participação foi em 2013, quando a equipe conquistou o título inédito.

Sousa

O Sousa conseguiu ser um dos protagonistas do Campeonato Paraibano, terminando a competição com o vice-campeonato, algo que não acontecia desde 2012. A temporada também reservou momentos bastante agitados, como a campanha irregular na Série D do Campeonato Brasileiro, que contou com vitórias de alto nível e derrotas que acabaram frustrando os torcedores.

A 1ª colocação geral não foi o suficiente para garantir o título de campeão paraibano. O Dinossauro foi derrotado pelo Campinense e o título, que não vem desde 2009, ficou para uma próxima. A equipe do interior paraibano também disputou a Série D e a campanha ficou aquém do que a torcida esperava. O clube foi eliminado na primeira fase e não conseguiu disputar um possível acesso à Série C.

Na pré-Copa do Nordeste desde a primeira fase, o Sousa passou por clubes tradicionais da região. Eliminou o ASA de Arapiraca, que foi finalista em 2013, e em seguida eliminou o ABC. Por último, conseguiu sua classificação diante do Confiança, clube que estava na Série B em 2021. Esta será a 2ª participação do Sousa no torneio regional, sendo a primeira vez foi em 2013.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor