COPA DO NORDESTE

Copa do Nordeste 2022: Como chegam CRB e CSA na Copa dos Clássicos?

Futebol alagoano vem subindo seu nível a cada ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinícius Veloso

Publicado em 21/01/2022 às 10:02 | Atualizado em 21/01/2022 às 11:38
Notícia
X

No sábado (22), será dada a largada a Copa do Nordeste 2022 e os clubes alagoanos chegam para surpreender e brigar pelo título. Tradicionais na região e com boas campanhas em caráter nacional, CRB e CSA querem surpreender os favoritos de Ceará e Bahia para trazer, que sabe, o primeiro título da Copa dos Clássicos para Alagoas - o CRB já foi vice em 1994 e o ASA ocupou o mesmo posto em 2013.

>> TV Jornal entra em campo para a maior cobertura da Copa dos Clássicos

>> Copa do Nordeste 2022: siga as notícias em tempo real da Copa dos Clássicos

O motivo para o otimismo são os momentos das equipes no cenário brasileiro. Tanto CRB como CSA estão na Série B do Brasileiro, ocupando posições de briga pelo acesso nos últimos anos. O CSA, inclusive chegou a jogar a elite nacional em 2019.

Lembrando que o torcedor acompanha todas as emoções do maior torneio regional na TV Jornal, em Pernambuco, e nas afiliadas do SBT da região Nordeste. Inclusive, a primeira transmissão será um jogo do CRB, contra o Sport, no sábado (22), a partir das 17h45.

>> Copa do Nordeste: confira os jogos que serão transmitidos pela TV Jornal/SBT

Confira como chegam as equipes de Alagoas na Copa do Nordeste

CSA

O ano passado começou com um gostinho de quero mais, quando o clube ficou na 5ª posição da Série B 2020 (que terminou em janeiro de 2021). Sob comando de Mozart, o Azulão ficou apenas três pontos atrás do último time promovido para a Série A de 2021. Apesar disso, a equipe não desanimou e entrou extremamente focada no Campeonato Alagoano e na Copa do Nordeste.

No Nordestão, o clube passou a primeira fase com 11 pontos e apenas uma derrota em oito partidas. O Azulão, porém, foi eliminado pelo Fortaleza nas quartas de finais. Ao mesmo tempo, a equipe fazia uma boa campanha no estadual, que terminou em final feliz. Na grande decisão, empatou em 1x1 com o rival CRB, mas sagrou-se campeão nas penalidades. Foi a 40ª taça estadual em sua história.

Na Série B, a equipe Marujo disputou até a última rodada um possível acesso à Série A. Assim como em 2020, o acesso bateu na trave e ficou para a próxima temporada.

Esta será a 16ª participação do CSA na Copa do Nordeste. A melhor campanha da equipe foi em 1999, quando chegou à semifinal da competição, sendo eliminado pelo Bahia.

CRB

A temporada de 2021 chegou ao fim, mas deixou muitos reflexos para o futuro do CRB. Foram quatro competições disputadas e alguns recordes batidos. O ponto alto do Galo da Pajuçara foi na Copa do Brasil. Após eliminar Goianésia, Paysandu e Palmeiras, o Regatas alcançou as oitavas de final, sua melhor campanha na história da competição.

O CRB vem fazendo boas campanhas na Série B, contudo está faltando algo na hora de conseguir o acesso. No ano passado, a equipe terminou na 7º colocado, quatro pontos atrás do G-4.

Para finalizar a temporada, o CRB teve que ir para a pré-Copa do Nordeste em busca da classificação para a fase de grupos. Entrando na 2ª fase, a equipe eliminou o River-PI por 2x1 e foi para a 3ª fase. Contra o Moto Club, a equipe perdeu o jogo de ida por 2x1 e voltou para Maceió em busca da classificação. Já no jogo da volta, venceu por 2x0 e garantiu a sua posição na fase de grupos da Copa do Nordeste. Esta será a 18º participação do CRB no torneio regional. A melhor campanha da equipe foi na temporada inicial, em 1994, quando chegou à final e foi derrotada pelo Sport.

"Nos últimos anos, o CRB tem aumentado as expectativas do torcedor com boas campanhas na Copa (do Nordeste). No entanto, as frustrantes eliminações continuam acontecendo. Nessa temporada, o planejamento da equipe está diferente, e a continuidade do trabalho de Allan Aal desde a temporada passada é importante para um começo de ano mais forte, já que com Roberto Fernandes em 2021 o CRB não atingiu as expectativas. Espera-se que o Galo finalmente vá mais longe do que antes na Copa do Nordeste, deixando de lado as frustrações para uma possível disputa de título, aproveitando que os clubes, neste ano, estão mais nivelados" disse o torcedor regatiano Mattheus Prudente.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor