Blog do Torcedor - Tudo de Brasileirão, futebol internacional, Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes
Torcedor

Notícias do Brasileirão; de Náutico, Santa Cruz e Sport; e futebol internacional. Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes com análise, interatividade e opinião

COPA DO NORDESTE

Copa do Nordeste 2022: Confira os clássicos que esquentarão a primeira fase da competição

A Copa dos Clássicos promete grandes emoções

Vinícius Veloso
Vinícius Veloso
Publicado em 21/01/2022 às 6:20 | Atualizado em 21/01/2022 às 10:49
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Em Pernambuco, o duelo entre Sport e Náutico é um dos mais aguardados - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

A Copa do Nordeste 2022 está de volta, torcedor! Competição de maior prestígio para os grandes clubes da região nos primeiros meses do ano, o Nordestão chega para mais uma temporada recheada de expectativas. E como não poderia deixar de ser, os clássicos regionais são a principal atração para aquecer ainda mais as terras nordestinas. O combustível ideal na rivalidade local. Não por acaso, a competição recebe o nome de Copa dos Clássicos.

>> TV Jornal entra em campo para a maior cobertura da Copa dos Clássicos

>> Copa do Nordeste 2022: siga as notícias em tempo real da Copa dos Clássicos

>> Copa do Nordeste: confira os jogos que serão transmitidos pela TV Jornal/SBT

Como em anos anteriores, todos esses duelos de peso ganham brilho nas transmissões da TV Jornal em Pernambuco e das afiliadas do SBT no Nordeste. A começar por este sábado (22), com a cobertura de CRB x Sport, a partir das 17h30. Será o quinto ano seguido exibindo o maior regional de clubes do mundo. 

"A gente sempre fica muito ansioso com a Copa do Nordeste. É uma competição importantíssima, que valoriza o futebol da região e que a TV Jornal vai exibir mais uma vez ao vivo com uma grande cobertura. A partir do sábado (22) vamos exibir CRB x Sport.  No outro sábado (29), temos o Clássico dos Clássicos, entre Sport e Náutico. Vamos acompanhar aqui na TV Jornal, com coberturas especiais e muita emoção na maior competição regional do Brasil", disse Aroldo Costa, o Maior Gol do Mundo, e que mais uma vez narrará as partidas em Pernambuco.

Além de Aroldo, a equipe da TV Jornal contará com comentários de Igor Moura, João Victor Amorim e Antônio Gabriel. A reportagem das partidas ficará a cargo de Leonardo Vasconcelos e Lílian Fonseca.

O formato da competição permanece o mesmo na fase de grupos. São duas chaves com oito equipes cada, onde os times de um grupo enfrentam os do outro, promovendo, assim, pelo menos um clássico por rodada. Os quatro melhores de cada conjunto se classificam para a fase de quartas de final. A partir daí começa o mata-mata, em jogos únicos na casa da equipe de melhor campanha, até a grande decisão, que será disputada em formato de ida e volta.

No Grupo A estão: Atlético-BA, CSA, Campinense, Fortaleza, Globo-RN, Sampaio Corrêa, Sergipe e Sport. O Grupo B é formado por: Altos-PI, Bahia, Botafogo-PB, Náutico, CRB, Ceará, Floresta-CE e Souza-PB

Neste ano, o destaque fica ainda maior pela presença do Fortaleza, quarto melhor do Brasileirão do ano passado e um dos representantes nacionais na Copa Libertadores da América. Bater o Leão do Pici é a missão de todos os participantes da atual edição, afinal quem não quer ganhar de uma equipe de Libertadores?

Além do Tricolor cearense, mais duas equipes chegam forte na briga pela taça. O rival do Fortaleza, o Ceará, foi vice-campeão no ano passado e não quer saber de dar mole nesta temporada. Com a aposta em um elenco que conseguiu a classificação para a Copa Sul-Americana, o Vozão espera levar o troféu para casa pela terceira vez - venceu em 2015 e 2020. A concorrência, porém, vai além dos rivais de estado. Atual campeão, o Bahia vem reformulado e forte para conseguir o penta e, assim, se tornar o maior campeão do Nordestão. Sport, Náutico e Sampaio Corrêa tentam correr por fora.

"A Copa do Nordeste tem um nível muito maior que os estaduais. Não por acaso, a prioridade é ela. Temo equipes da Série A, como Ceará e Fortaleza, equipes da Série B e da Série C. Ainda tem o ponto de vista da rentabilidade. Sem falar que é uma experiência para saber se o time está sendo montado da maneira certa para a temporada", analisou o repórter Igor Moura, do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal.

Além de apimentar a disputa regional no primeiro semestre, a Copa do Nordeste vem sendo um importante motor para as equipes participantes. Somando a fase de grupos até a grande decisão, serão distribuídos ao todo R$ 30,5 milhões. Um aumento de 10% em relação ao ano passado. Dependendo do pote, um time pode embolsar até R$ 3,5 milhões.

"Acho que o crescimento do futebol do Nordeste tem andado lado a lado da Copa do Nordeste. É uma competição que dá visibilidade grande, apoio financeiro. E algo que os estaduais não dão, que é o poder de competitividade. Você pode enfrentar equipes de primeira divisão, caso de Fortaleza e Ceará. É uma competição muito importante. Nesse modelo de Copa dos Clássicos, tem sido um modelo importante para geração de recursos e aumentar essa rivalidade. Ela é fundamental para ter parâmetro para a disputa do restante do ano", comentou o repórter João Victor Amorim, também integrante do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal.

Confira os clássicos que apimentarão o Nordestão em 2022:

CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS

Clássico dos Clássicos é o jogo entre o Clube Náutico Capibaribe e o Sport Club do Recife. Terceiro clássico mais antigo do Brasil, atrás somente de Botafogo x Fluminense, conhecido como “Clássico Vovô” e de Grêmio x Internacional, denominado como “Gre-Nal”. é o mais antigo do Nordeste e é também um dos clássicos mais importantes, mais equilibrados e com o maior número de confrontos em Pernambuco.

A história dos dois clubes está ligada desde as suas origens, considerando que o Sport foi fundado por Guilherme de Aquino após dirigentes do Náutico recusarem sua proposta de introduzir uma equipe de futebol no clube. Realizado pela primeira vez em 1909, com vitória do Náutico, o confronto era conhecido inicialmente como "Fla-Flu pernambucano", e recebeu o nome atual num anúncio do Jornal Pequeno em agosto de 1945.

Nesta edição da Copa do Nordeste, o Clássico dos Clássicos, será válido pela 2ª rodada e está marcado para o dia 29/01 (sábado) às 17:45, na Ilha do Retiro, com transmissão da TV Jornal. Este será o primeiro confronto das equipes após o título estadual do Timbu em cima do Leão da Ilha.

CONFRONTOS NO NORDESTÃO

Um confronto emblemático foi na Copa do Nordeste de 2001. O Náutico fazia uma campanha invicta e era favorito ao título, nas semifinais o adversário foi o rival Sport, que derrotou o Alvirrubro de 1x0. O Timbu acabou eliminado da competição com apenas uma derrota. Confira os jogos entre as equipes no Nordestão:

  • Sport 1 x 2 Náutico - Copa do Nordeste 2001
  • Náutico 0 x 1 Sport - Copa do Nordeste 2001
  • Náutico 0 x 1 Sport - Copa do Nordeste 2002
  • Sport 0 x 1 Náutico - Copa do Nordeste 2014 - Fim de um jejum de quase dez anos sem vencer na Ilha.
  • Náutico 0 x 3 Sport - Copa do Nordeste 2014
  • Náutico 2 x 0 Sport - Copa do Nordeste 2020

CLÁSSICO-REI

Ceará x Fortaleza é o maior clássico de futebol da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, A partida envolve duas das maiores torcidas da região. O Clássico-Rei, como é chamado, opõe o alvinegro Ceará Sporting Club, conhecido como Vovô, ao tricolor Fortaleza Esporte Clube, conhecido como Leão.

Ceará e Fortaleza são rivais históricos, que sempre dividiram os holofotes do futebol cearense com as suas torcidas. Nos últimos anos, após uma série de gestões ruins, as equipes conseguiram entrar nos eixos e estão sempre fazendo boas campanhas nos campeonatos durante a temporada.

Em competições oficiais o clássico é bastante apertado e existe uma leve vantagem para o Vozão com oito vitórias a mais.

CONFRONTOS NO NORDESTÃO

O confronto deste ano está marcado para a 3ª rodada e deve ocorrer nos dias 05/02 ou 06/02.

Ao todo são nove duelos no torneio regional. O Alvinegro Cearense leva vantagem sob o Tricolor do Pici, são três vitórias contra uma. Cinco empates também foram registrados no confronto.

A última e única vitória do Fortaleza foi em 2001, quando venceu por 2x1. Sem dúvidas, o jogo mais importante das duas equipes no Nordestão aconteceu em 2020. Naquela ocasião, foi a disputa da semifinal do torneio, o Ceará venceu por 1x0 e em seguida venceu de forma invicta a competição.

CLÁSSICO DAS MULTIDÕES (MACEIÓ)

O futebol alagoano costuma usar siglas para definir as denominações das equipes. Sendo assim, o Clube de Regatas Brasil e o Centro Sportivo Alagoano, passaram a ser conhecidos por CRB e CSA, respectivamente.

O confronto passou a ser conhecido como o Clássico das Multidões, obviamente por envolver as equipes com as duas maiores torcidas do estado.

O primeiro clássico aconteceu no dia 7 de setembro de 1916, quando o CSA ainda se chamava Centro Sportivo José Floriano Peixoto, uma referência ao militar alagoano que foi o segundo presidente da história do Brasil. Os azulinos do CSA venceram por 1 a 0 a partida amistosa na praça Jonas Montenegro.

CONFRONTOS NO NORDESTÃO

O Clássico das Multidões está previsto para a 4ª rodada da Copa do Nordeste e deve acontecer entre os dias 12/02 ou 13/02. Este será o 11º primeiro confronto das equipes na competição que conta com bastante equilíbrio. Ao todo foram sete empates, duas vitórias do Azulão e uma vitória do Galo da Pajuçara.

CEARÁ X SPORT

Ceará x Sport sempre é um confronto que gera bastante expectativa dentro do futebol nordestino. Nos últimos anos as equipes se enfrentaram com uma certa frequência entre Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro, travando sempre uma disputa bastante equilibrada.

Em jogos oficiais, o Rubro-negro da Ilha do Retiro leva vantagem. Ao todo são 37 jogos, com 16 vitórias do Sport contra 12 do Ceará, além de nove empates.

CONFRONTOS NO NORDESTÃO

O jogaço entre Ceará x Sport na Copa do Nordeste 2022 será válido pela 5ª rodada e tem data prevista para acontecer nos dias 15/02 ou 16/02.

Apesar do Sport ter conquistado seu último título em cima do Vozão, o Alvinegro leva vantagem nos confrontos na Copa do Nordeste. São três vitórias do Ceará, duas do Leão da Ilha e um empate, que definiu o título da competição em 2014 a favor do Sport.

FORTALEZA X BAHIA

O clássico entre Bahia e Fortaleza é considerado uma das maiores rivalidades interestaduais do Nordeste. É inegável a ótima fase vivida pelo Tricolor do Pici, porém no retrospecto geral é o Esquadrão de Aço que leva vantagem. Segundo o site de estatísticas OGOL, são 41 jogos com 16 triunfos para o Bahia, 14 empates e 11 vitórias para o Fortaleza.

CONFRONTOS NO NORDESTÃO

O duelo entre Fortaleza x Bahia na Copa do Nordeste 2022 será válido pela 6ª rodada e tem data prevista para acontecer nos dias 19/02 ou 20/02..

No último confronto entre os tricolores, o jogo terminou empatado em 0x0, mas como se tratava de uma semifinal, o Tricolor Baiano levou a melhor nas disputas por pênaltis. No histórico de duelos na Copa do Nordeste, o Bahia tem uma vantagem avassaladora, com três classificações em mata-mata e uma sonora goleada. Confira os confrontos entre as equipes:

• Fortaleza 2 x 2 Bahia – Copa do Nordeste 2019
• Bahia 2 x 0 Fortaleza – Copa do Nordeste 2017
• Fortaleza 0 x 0 Bahia – Copa do Nordeste 2017
• Bahia 1 x 1 Fortaleza – Copa do Nordeste 2016
• Fortaleza 1 x 2 Bahia – Copa do Nordeste 2016
• Bahia 1 x 0 Fortaleza – Copa do Nordeste 2010
• Bahia 3 x 2 Fortaleza – Copa do Nordeste 2002
• Bahia 2 x 1 Fortaleza – Copa do Nordeste 2001
• Fortaleza 0 x 2 Bahia – Copa do Nordeste 2001
• Fortaleza 1 x 2 Bahia – Copa do Nordeste 1998
• Bahia 7 x 1 Fortaleza – Copa do Nordeste 1998

BAHIA X SPORT

Sem dúvidas o maior clássico interestadual do Nordeste, a rivalidade entre as torcidas é tanta que parece até que são equipes da mesma cidade. Esse confronto reúne dois clubes campeões brasileiros, os únicos clubes da Região Nordeste do Brasil a conquistarem títulos da Primeira Divisão nacional, sendo o Bahia campeão brasileiro em 1959 e 1988, e o Sport campeão brasileiro de 1987 e da Copa do Brasil de 2008.

Ultimamente, o Leão da Ilha tem tido sucesso nos confrontos a nível nacional, porém ainda existe uma vantagem baiana.

CONFRONTOS NO NORDESTÃO

Filtrando os confrontos na competição regional, o Bahia nunca perdeu para o Sport no Nordestão. São seis empates e cinco triunfos, com certeza um tabu que incomoda os rubro-negros. Ainda mais que o Tricolor de Aço já ganhou a competição duas vezes em cima dos pernambucanos, em 2001 e 2017. Confira os confrontos entre os clubes na Copa do Nordeste:

  • Sport 1 (4) x (3) 1 Bahia - Semifinal da Copa do Nordeste 1994
  • Bahia 0 x 0 Sport- Copa do Nordeste 1997
  • Sport 1 x 1 Bahia - Copa do Nordeste 1997
  • Bahia 1 x 1 Sport - Copa do Nordeste 2001
  • Bahia 3 x 1 Sport - Final da Copa do Nordeste 2001
  • Sport 0 x 2 Bahia - Copa do Nordeste 2002
  • Sport 0 x 0 Bahia - Jogo de ida da semifinal da Copa do Nordeste 2015
  • Bahia 3 x 2 Sport - Jogo de volta da semifinal da Copa do Nordeste 2015
  • Sport 1 x 1 Bahia - Jogo de ida da final da Copa do Nordeste 2017
  • Bahia 1 x 0 Sport - Jogo de volta da final da Copa do Nordeste 2017
  • Bahia 4 x 0 Sport - Copa do Nordeste 2021

Copa do Nordeste 2022: Confira todos os artilheiros da história da competição

Em 18 edições disputadas, 21 jogadores já conquistaram a artilharia do Nordestão

Copa do Nordeste 2022: Confira todos os artilheiros da história da competição

A Copa do Nordeste 2022 começa neste sábado (22) cheia de clássicos e emoções - CRB x Sport e Bahia x Sampaio Corrêa abrem a competição. E, além da disputa pela taça, há outra corrida acirrada em jogo: a de artilheiro da competição. No ano passado, Gilberto, que estava no Bahia, levou a melhor com oito gols marcados.

>> Copa do Nordeste 2022: siga as notícias em tempo real da Copa dos Clássicos

O Tricolor de Aço, contudo, não conta mais com o seu homem-gol, o que abre margem para que novos artilheiros surjam na região. Entre os cotados, nomes como Mikael (Sport), Kieza (Náutico) e Silvio Romero (Fortaleza), Vinícius (Ceará) e Marcelo Cirino (Bahia) sonham em ocupar o posto de maior atacante do Nordeste.

>> Copa do Nordeste: confira os jogos que serão transmitidos pela TV Jornal/SBT

De todos esses, somente Vinícius, ou Vina para a torcida do Vozão, já conquistou a honraria - foi em 2020, quando marcou 5 gols. Todos os outros buscam o protagonismo regional pela primeira vez na carreira.

Se depender do histórico, Vina tem boas chances, afinal as equipes cearenses fizeram o artilheiro em cinco oportunidades durante as 18 edições da competição. Esse retrospecto, contudo, não é o melhor entre os estados participantes. Quando o assunto é bola nas redes, a Bahia domina. A terra do Axé fez nada mais do que 8 dos 21 artilheiros durante a história do Nordestão, sendo cinco vezes com o Bahia e três com o Vitória. 

As equipes pernambucanas são mais modestas, apesar dos quatro títulos - três do Sport e um do Santa Cruz. Somente em duas oportunidades promoveram atletas à artilharia. Na primeira edição, em 1994, Fábio, que atuou pelo Leão no título, foi o artilheiro com cinco gols. Em 2001, o Náutico fez uma campanha histórica, passou da fase de grupos sem perder nenhum jogo. Na semifinal, o Timbu perdeu para seu rival Sport e deu adeus ao sonho do título inédito. Apesar disso, Kuki, ídolo alvirrubro, terminou a Copa do Nordeste 2001 com 12 gols, até então, o maior número de gols em uma única edição.

O recorde foi quebrado logo. Em 2002, Sérgio Alves, na época jogador do Bahia, fez 13 gols e se tornou maior artilheiro em uma única edição. Além dele, o Tricolor de Aço também tem o único atleta a ser goleado máximo por duas oportunidades, Gilberto (2019 e 2021 com oito gols em cada ano).

Lembrando que, como nos anos anteriores, a TV Jornal, em Pernambuco, e as afiliadas do SBT no Nordeste farão uma cobertura completa do Nordestão.

CONFIRA OS ARTILHEIROS DE TODAS AS EDIÇÕES DA COPA DO NORDESTE:

  • 1994 – Fábio (Sport), 5 gols
  • 1997 – Nildo (Ceará), 6 gols
  • 1998 – Paulinho Kobayashi (América-RN), 9 gols
  • 1999 – Uéslei (Bahia), 10 gols
  • 2000 – Leonardo (ABC) e Pedro Costa (Sergipe), 6 gols
  • 2001 – Kuki (Náutico), 12 gols
  • 2002 – Sérgio Alves (Bahia), 13 gols
  • 2003 – Nadson (Vitória), 5 gols
  • 2010 – Cristiano Alagoano (Confiança), 10 gols
  • 2013 – Marcelo Nicácio (Vitória) e Rodrigo Silva (ABC), 5 gols
  • 2014 – Magno Alves (Ceará), 8 gols
  • 2015 – Max (América-RN), 6 gols
  • 2016 – Rodrigão (Campinense), 9 gols
  • 2017 – Régis (Bahia), 6 gols
  • 2018 – Yago (Vitória) e Arthur (Ceará), 5 gols
  • 2019 – Gilberto (Bahia) e Júnior Santos (Fortaleza), 8 gols
  • 2020 – Vinícius (Ceará), 5 gols
  • 2021 – Gilberto (Bahia), 8 gols

Comentários

Últimas notícias