A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma nota, na manhã desta terça-feira (17), declarando que são falsas as informações contidas em uma mensagem que foi atribuída à instituição e que vem circulando no WhatsApp. O conteúdo da mensagem fala sobre a prevenção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mas as orientações são falsas, de acordo com a Fiocruz. O órgão ainda reforçou a importância do compartilhamento de informações de fontes confiáveis e seguras. Confira o conteúdo da mensagem, que foi desmentida pela instituição:
- O coronavírus é maior do que o normal; o diâmetro da célula é de 400 a 500 mícrons e, por esse motivo, qualquer máscara impede a sua entrada no organismo. FALSO
- O coronavírus, quando cai sobre uma superfície de metal, permanece vivo durante 12 horas. Lavar as mãos com água e sabão é suficiente para destruí-lo. FALSO
- O coronavírus, quando cai sobre um tecido, permanece vivo durante nove horas, portanto, lavar a roupa ou colocá-la ao sol durante duas horas será suficiente para eliminá-lo. FALSO
- O vírus só vive nas mãos durante 10 minutos. Assim, usar um desinfetante em gel também o eliminará. FALSO
- O vírus exposto a uma temperatura de 26° C a 27° C morre. FALSO
- A água que esteja exposta ao sol poderá ser consumida sem qualquer perigo. FALSO
- Evitar comer gelados ou pratos frios; os alimentos quentes são mais seguros, visto que o calor elimina o vírus. FALSO
- Gargarejar com água morna ou salgada mata os vírus que se alojam nas amígdalas e evita que passem para os pulmões. FALSO
>>Coronavírus: entenda a diferença entre quarentena e isolamento
>>Saiba como limpar o celular para se proteger do coronavírus
>>Coronavírus: alimentos que ajudam a melhorar a imunidade
>>Coronavírus: entenda como o sono renova o sistema imunológico
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou,nesta segunda-feira (16), o aumento para 18 no número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Pernambuco. A elevação foi de 125%. No balanço do último domingo (15), a quantidade de pessoas confirmadas era de 8 pacientes.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.