Com informações do UOL
Dois decretos editados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foram suspensos pela Justiça Federal, nesta sexta-feira (27). As medidas classificavam as igrejas e casas lotéricas como atividades essenciais, mesmo com as proibições de aglomerações decretadas por governadores e prefeitos para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A proibição é imediata e vale para todo o país.
>> Silas Malafaia responde a Ana Paula Valadão: "Não tem moral"
>> "Eu estou 100% certo", diz Silas Malafaia sobre manter as igrejas abertas em tempo de coronavírus
>> Por causa do coronavírus, Universal de Pernambuco realiza seu primeiro culto pela web
A ordem da Justiça atende ao medido do Ministério Público Federal (MPF) e foi determinada, em caráter de tutela de urgência, pela 1ª Vara Federal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na decisão, o juiz Márcio Santoro Rocha ordenou ainda que o presidente da República se abstenha de editar novos decretos que tratam de atividades e serviços essenciais sem respeitar a lei 7.783 que trata sobre o assunto.
Ainda na decisão, Rocha determinou que a União e a Prefeitura de Duque de Caxias "Se abstenham de adotar qualquer estímulo à não observância do isolamento social recomendado pela OMS e o pleno compromisso com o direito à informação e o dever de justificativa dos atos normativos e medidas de saúde, sob pena de multa de R$ 100.000,000"
Na semana passada, a cantora da banda Diante do Trono, Ana Paula Valadão, foi às redes sociais pedir que os fiéis não fossem às igrejas para evitar a exposição ao novo coronavírus. No vídeo, a cantora disse que "Deus não nos deu uma mente desequilibrada". A mensagem da pastora da Igreja Batista da Lagoinha rendeu muitos comentários na internet, chegando até o pastor presidente da Assembleia de Deus - Vitória em Cristo, Silas Malafaia, que confrontou a cantora, dizendo que ela não "tinha moral" para falar do assunto. Pouco tempo depois, Malafaia voltou às rede sociais, dizendo que estava "100% certo" e que, se ele não lutasse para a permanência das igrejas abertas, os prefeitos e governadores, no futuro, fechariam as instituições religiosas com facilidade.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.