Serial Killer

'Todo mundo comemorou aqui', diz moradora de cidade onde Lázaro foi morto

Foi ela que denunciou localização do maníaco à polícia

Imagem do autor
Cadastrado por

Do jornal Correio para a Rede Nordeste

Publicado em 28/06/2021 às 13:49
Notícia
X

O clima é de festa entre policiais e moradores de Goiás e Distrito Federal após a confirmação da morte do maníaco Lázaro Barbosa. Ele fugiu durante 20 dias, mas foi localizado na manhã desta segunda-feira (28) e morto durante uma troca de tiros com a polícia.

Quando morto, Lázaro estava nas proximidades de Águas Lindas de Goiás. A polícia centralizava a busca na cidade de Cocalzinho, mas foi a denúncia de uma moradora que possibilitou a localização do suspeito.

"Todo mundo comemorou aqui, demos glória a Deus. Está todo mundo aliviado", disse a denunciante em entrevista a TV Globo.

Em um primeiro momento, a polícia desconfiou que a denúncia era um trote. Mas, ao lado de um pastor evangélico, a moradora seguiu fazendo as ligações, até que a polícia enviou parte dos 270 policiais que faziam parte da operação até o local.

Durante a madrugada desta segunda, câmeras de segurança flagraram Lázaro andando perto da casa da ex-sogra, em Águas Lindas de Goiás. Nas primeiras horas da manhã, agentes cercaram o local.

Após a mobilização, o psicopata foi localizado, mas não se rendeu e abriu fogo contra a guarnição, que revidou.

De acordo com o portal Metrópoles, pessoas ligadas a Lázaro chegaram a fazer contato com um advogado criminalista para negociar sua rendição. O foragido planejava se entregar à polícia de uma forma que garantisse a sua integridade física.

Mais cedo, o governador de Goiás Ronaldo Caiado informou que Lázaro foi preso após 20 dias de uma megaoperação que envolveu quase 200 policiais.

Condenado por assassinatos e estupros, o assassino era procurado por uma série de crimes na Bahia e em Goiás. Ele também é acusado da morte de quatro pessoas de uma família em Ceilândia, no Distrito Federal, e de um caseiro de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás.

"Como eu disse, era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do País, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido", disse o governador Ronaldo Caiado em uma rede social.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Goiás informou que o suspeito deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).


 

Relembre os 20 dias da caçada até a morte do serial killer do DF

A manhã desta segunda-feira (28) está sendo marcada pela captura, seguida de morte, de Lázaro Barbosa, de 32 anos, conhecido como "serial killer do Distrito Federal". O homem foi encontrado por policiais no município de Águas Lindas de Goiás, no interior do estado, por policiais após ficar 20 dias foragido. Uma grande operação, que envolveu quase 300 policiais, foi montada para prender o homem. 

No dia 9 de junho, Lázaro teria matado quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, no Distrito Federal. No dia seguinte ao crime, o homem teria invadido uma casa que fica a 3 km do local onde o caso aconteceu. Lá, de acordo com o Correio Braziliense, ele teria colocado Sílvia Campos, 40, proprietária da chácara, e o caseiro, identificado como Anderson, de 18 nos, na mira de seu revólver por 3 horas. No local, ele ainda teria obrigado os dois a fumarem maconha. Antes de fugir, roubou R$ 200, uma jaqueta, celulares e carregador.

No terceiro dia de fuga, Lázaro fez mais um refém e roubou um Fiat Pálio em Ceilândia. Com o veículo, ele se dirigiu a Cocalzinho, desta vez em Goiás, onde abandonou e incendiou o carro. As investigações apontam que lá ele se encontrou com um comparsa, que o ofereceu suporte.

No dia 12 de junho, ele teria passado a tarde bebendo e se divertindo em uma chácara próxima à Lagoa Samuel. Lá, o suspeito fez o caseiro refém. O serial killer também o obrigou a fumar maconha. Antes de fugir novamente, Lázaro destruiu o carro da vítima. Após deixar essa casa, ele foi para outra chácara, onde baleou três homens e roubou duas armas de fogo.

Na tarde do dia 13 de junho, o foragido furtou um outro carro, também em Cocalzinho (GO), e abandonou o veículo, um Corsa vermelho, após avistar um ponto de bloqueio montado pela polícia.

No dia 14 de junho, Lázaro foi visto no curral de uma fazenda entre os distritos de Edelândia e Girassol. A polícia acredita que ele passou a noite no local. Segundo o caseiro da fazenda, o homem pediu comida e em seguida fugiu para a mata.

Em 15 de junho, após ser cercado por policiais, ele atirou contra um deles e o deixou ferido no rosto. No momento do tiroteio, ele fazia três pessoas reféns. Apesar da presença da polícia, Lázaro conseguiu fugir. 

No dia 17 de junho, Lázaro chegou a trocar tiros com a polícia novamente e continuou a fuga. "Cão farejador achou pano ensanguentado, pode ser até um ferimento grave. Ele tentou acertar um dos cachorros, policiais visualizaram e revidaram. Ele entrou em uma vala e depois, provavelmente, na água, e os policiais perderam o rastro dele", disse o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), Rodney Rocha Miranda, durante entrevista coletiva dada na época.

Em 22 de junho, um caseiro no distrito de Girassol, em Cocalzinho (GO) informou aos policiais que um homem tentou arrombar a porta da casa. O caseiro chegou a trocar tiros com o homem que tentou invadir a chácara. No entanto, não foi confirmado que tratava-se de Lázaro. 

No dia 24 de junho, duas pessoas foram presas pela polícia suspeitas de ajudarem o "serial killer de Brasília" a fugir, sendo eles um fazendeiro e um caseiro. O fazendeiro teve prisão em flagrante convertida para preventiva, enquanto o empregado foi solto em audiência de custódia.

No último sábado (26), 18° dia da caçada á Lázaro, a operação começou desmontando o cerco que estava na região de chácaras em Girassol, distrito de Cocalzinho de Goiás. Na manhã do mesmo dia, várias viaturas saíram do local para Águas Lindas de Goiás, onde o suspeito foi preso e morto nesta segunda-feira.

Tags

Autor