O Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais no mundo, com média de 3h42 por dia. O dado é de um estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br, que reuniu informações da Hootsuite e WeAreSocial, sobre o uso das plataformas no Brasil e no mundo.
De acordo com a pesquisa, ao considerar toda a população mundial, os brasileiros só ficam atrás dos filipenses e colombianos, que gastam, em média, 4h15 e 3h45 nas redes sociais, respectivamente. Ao todo, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam as plataformas digital, o que representa 53,6% da população global.
>> Reels, do Instagram, estreia no Facebook e agora pode ser compartilhado nas duas plataformas
>> Futuro: Facebook demonstra óculos inteligentes que tiram fotos e vídeos
>> Instagram busca frear obsessão de adolescentes pelo corpo perfeito
O Brasil possui mais de 150 milhões de usuários de redes sociais. A taxa de internautas pelo total de habitantes é de 70,3%, um dos maiores dentre os países. A região brasileira que possui a maior taxa é a Sudeste, com cerca de 78% de usuários de redes sociais.
Ao levar em consideração a faixa etária, o grupo entre 16 e 24 anos são os que mais conectados no Brasil. Mais de 92% dos usuários deste público utilizam redes sociais pelo menos uma vez ao mês.
Internet
Em 2015, os internautas entre 16 e 64 anos passavam em média 6 horas e 20 minutos por dia conectados à internet. Já no último ano, este número saltou para 6 horas e 54 minutos, um aumento de mais de 8%.
Ao considerar o tempo conectado à internet, seja para trabalho ou lazer, e os diferentes dispositivos utilizados para se conectar à rede, a Filipinas é o país onde os usuários mais acessam a internet, com 10h56 minutos no total. Na ponta oposta se encontra o Japão, em média os usuários utilizam a internet apenas 4 horas e 25 minutos por dia. A média mundial é de 6h54.
O Brasil, por sua vez, ocupa a segunda posição global. Os brasileiros passam, em média, 10h08 por dia conectados à internet, seja para trabalho ou lazer. Deste total, o acesso feito por computador é de 4h51 e por meio do smartphone de 5h17.
Redes sociais favoritas dos brasileiros
No Brasil, a rede social mais utilizada é o YouTube. Cerca de 96,4% dos internautas entre 16 e 64 anos, utilizaram esta plataforma pelo menos uma vez no último mês. O WhatsApp e o Facebook, seguem na segunda e terceira posição, respectivamente.
No caso do WhatsApp, o Brasil está na segunda posição no ranking mundial de quem mais utiliza a rede social. Com mais de 108 milhões de usuários ativos, o país só fica atrás da Índia. Já quando o assunto é o Instagram, o Brasil fica na terceira colocação, atrás dos Estados Unidos e Índia. Com relação ao Facebook, o Brasil ocupa a quarta posição global, atrás da Índia, Estados Unidos e Indonésia.
A surpresa da pesquisa é o TikTok, que já se encontra na 7ª colocação entre as mais utilizadas pelos brasileiros.
>> Youtuber russo morre enquanto gravava vídeo em prédio abandonado
>> Saiba como fixar a conversa dos seus principais contatos e grupos no WhatsApp
Ao levar em consideração o tempo gasto em cada plataforma, o WhatsApp segue na liderança. Em média, os usuários gastam 30h por mês em conversas no aplicativo. O Facebook fica na segunda posição, com 15h por mês, e há um empate entre o Instagram e o Tiktok, com 14h mensais.
Dos usuários, 36,5% utilizam as redes sociais para se manter atualizado com as notícias e novos acontecimentos. Já 35% tem o objeto de encontrar nas plataformas conteúdos engraçados ou de entretenimento. Enquanto 34,4% se conectam para preencher o tempo livre.