O jornalista Gabriel Luiz, 28, que foi esfaqueado por dois homens no Sudoeste, no Distrito Federal, na noite da quinta-feira (14), segue em estado de saúde grave, mas estável. Ele foi internado no Hospital de Base do DF (HBDF), onde passou por uma série de cirurgias, mas seguiu para uma UTI em um hospital particular.
Ele segue entubado e sedado por um procedimento padrão, precisando permanecer em observação durante 48h. Antes da transferência dos hospitais, o médico reduziu a sedação. Foi quando ele recebeu visita do pai e correspondeu a um aperto de mão. Ele também escreveu um bilhete para médica com os dizeres: "eu te amo".
- Repórter Gabriel Luiz: vídeo mostra homens se aproximando antes de esfaquearem jornalista da TV Globo
- Repórter da Globo esfaqueado: celular de Gabriel Luiz é encontrado e hipótese de tentativa de latrocínio perde força
- Repórter da Globo esfaqueado: associações de jornalistas cobram apuração do crime contra Gabriel Luiz
Apesar do choque, Gabriel Luiz está consciente. Foi ele mesmo quem passou as informações para quem o socorreu no Hospital de Base do DF, sendo assim possível contatar a sua família. As informações são da Globo News.
Saiba mais sobre o estado de saúde
Os ferimentos foram no pescoço, abdômen, tórax e perna. Gabriel Luiz passou por cirurgias no diafragma, estômago, pulmão e pâncreas. O comunicador também passou por uma cirurgia vascular no braço. A perna e o pescoço tiveram cortes superficiais.
O estado de saúde grave ocorre por conta da quantidade de ferimentos, mas não existe nenhum ferimento específico com uma profundidade tão grande.
De acordo com informações dos médicos, o pâncreas seria, nesse momento, a maior preocupação em relação ao estado de saúde. Isso porque o órgão pode sofrer uma fístula, espécie de vazamento de líquido. Para isso, existe um dreno no órgão. A situação está controlada. O intestino de Gabriel não foi atingido.
Sobre as investigações
Imagens de câmeras de segurança mostram quando dois homens se aproximam do jornalista. Após ferirem o repórter, eles deixam o local. O crime aconteceu em um estacionamento próximo à casa dele.
O caso é investigado pela 3ª Delegacia de Polícia, no Cruzeiro. A Polícia Civil ainda não sabe o que motivou o crime. Inicialmente, o celular de Gabriel Luiz não havia sido localizado, mas o aparelho foi encontrado depois, o que faz com que a hipótese de tentativa de latrocínio perca força.
Primeiro apreendido é menor de idade
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apreendeu, na tarde desta sexta-feira (15), um dos suspeitos de esfaquear o jornalista Gabriel Luiz. Trata-se de um rapaz menor de idade.
O adolescente confessou ter segurado o jornalista para um colega desferir os golpes com arma branca. Ele foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). A informação é do portal Metrópole.
De acordo com a corporação, o parceiro do apreendido no crime seria um jovem com mais de 18 anos. Ele ainda é procurado por investigadores da 3ª Delegacia de Polícia, no Cruzeiro.
A TV Globo divulgou uma nota sobre o ocorrido com o jornalista. Confira:
"A Globo lamenta profundamente o ocorrido. Está aguardando as investigações da polícia e prestando toda ajuda ao nosso repórter e aos familiares. A Globo repudia veemente todas as formas de violência e espera que o caso seja esclarecido o mais rapidamente possível."