Óleo no litoral pernambucano: as lições de 2019 que vieram do mar

Entre os meses de outubro e novembro, Pernambuco viu toneladas de óleo mancharem alguns de seus principais cartões-postais
Amanda Rainheri
Publicado em 31/12/2019 às 8:00
Entre os meses de outubro e novembro, Pernambuco viu toneladas de óleo mancharem alguns de seus principais cartões-postais Foto: Foto: Bruno Campos/ JC Imagem


No vai e vem das ondas, a força e o poder de renovação da natureza. Se 2019 foi um ano de lições, algumas das mais duras e importantes vieram do mar. Entre os meses de outubro e novembro, Pernambuco viu toneladas de óleo mancharem alguns de seus principais cartões-postais, contaminando praias, rios, animais, plantas e afetando a vida de milhares de pessoas que vivem de atividades relacionadas ao mar. A pior tragédia ambiental do litoral brasileiro também despertou uma onda de solidariedade em prol da natureza. Turistas, pescadores, comerciantes e voluntários se uniram em uma corrente do bem para carregar no braço mais de 1,5 mil toneladas da substância tóxica.

Entre os voluntários estava Laísa Araújo, 22 anos. A estudante de biblioteconomia e a irmã gêmea Laís Araújo, que estuda ciências biológicas, são as fundadoras da organização Xô Plástico, que há um ano atua na retirada de lixo das praias pernambucanas. Quando o óleo chegou em grandes quantidades ao Litoral Sul, elas decidiram que não poderiam ficar paradas. Através das redes sociais, mobilizaram voluntários em diferentes municípios, procuraram parcerias para transporte e arrecadaram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Era desesperador. A gente que já trabalhava com plástico conhecia o descaso que existe com o meio ambiente. Mas foi chocante ver aquele crime, eu só queria chorar”, lembra Laísa.

Apesar do caos, a estudante lembra a solidariedade que presenciou nas areias. “A gente não tinha dimensão do que seria. Durante 15 dias levamos gente para as praias todos os dias. Teve ação que chegamos a encher três ônibus, com 45 pessoas em cada. Para mim, essa é a mensagem que fica. Juntos somos mais fortes e capazes de fazer muitas coisas boas. Que em 2020 as pessoas possam se sensibilizar e se preocupar mais com o meio ambiente.”

Os votos são compartilhados pela estudante de psicologia Heloísa Catunda, 22. Ela esteve à frente do grupo SOS Litoral PE, criado após a chegada das manchas em Pernambuco. “Foi impactante. Todos fomos pegos de surpresa pelo óleo. A lição que fica para o futuro é de que precisamos aprender a ser ecológicos. Criamos uma visão humanista, que se dedica de forma egocêntrica a cuidar do que é humano. Precisamos ir além, entender que o meio ambiente, o chão que pisamos, o ar que respiramos também é nossa morada”, argumenta.

Depois do óleo, a esperança

A esperança de dias melhores é também o que move as pessoas afetadas diretamente pela tragédia. Pescadora há 20 anos, Márcia Ramos, 43, não pôde comemorar o Natal. Também não terá ceia de ano-novo. Isso porque a procura por frutos do mar praticamente zerou desde que as manchas chegaram ao litoral. Pescadores artesanais que não possuem o Registro Geral da Atividade Pesqueira, como ela, não receberam o auxílio no valor de um salário mínimo do governo federal.

Nos momentos mais difíceis, foi a solidariedade que sustentou ela, o marido, que também é pescador, e os dois netos, de 5 e 8 anos que vivem com eles na Ilha de Deus, Zona Sul do Recife. “Muita gente nos deu alguma coisa. Também fui atrás de fazer faxinas e outros tipos de trabalho. A gente foi se virando como pôde. Para quem é pescador, 2019 foi um ano bem difícil. O óleo estragou o nosso ano. Espero que em 2020 as coisas melhorem, que fique tudo bem. Meu desejo é que nossa pesca volte a ser como era antes”, afirma.

LEIA MAIS:

Editorial: Solidariedade em meio ao desastre com óleo nas praias do Nordeste

As imagens do óleo na praia do Janga, em Paulista

TAGS
ÓLEO óleo nas praias oleo no nordeste óleo praias
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory