Recife abre oficialmente programação de prévias e ensaios para o Carnaval

Ao todo, serão mais de 40 atividades até a chegada do Carnaval. A abertura começa nesta terça, com ensaio de Maracatu na Mangabeira
JC Online
Publicado em 29/01/2019 às 14:10
Ao todo, serão mais de 40 atividades até a chegada do Carnaval. A abertura começa nesta terça, com ensaio de Maracatu na Mangabeira Foto: Foto: Cortesia/ PCR


Dono do maior Carnaval de rua do Brasil, o Recife abre nesta terça-feira (29) oficialmente seus festejos. Durante todo este mês que antecede a festa, que neste ano cai entre os dias 2 e 6 de março, o público vai poder curtir a programação com mais de 40 de prévias e atividades, incluindo ensaios abertos de Maracatus; concurso de fantasias, passistas e Rei e Rainha do Carnaval; encontro de Baques de Caboclinhos e Tribos de Índios; além da lavagem da Avenida Rio Branco, no Recife Antigo, pelos Afoxés. Uma das novidades deste ano é a participação do tradicional Bloco da Saudade em um dos encontros de Acerto de Marchas, realizados no Pátio de São Pedro.

A programação começa nesta terça, com ensaio aberto do Maracatu Nação Encanto da Alegria, na Mangabeira, Zona Norte, e só termina no dia 28 de fevereiro, com o Tumaraca, evento que reunirá 12 Nações de Maracatu de Baque Virado no Marco Zero. Durante esse período, serão realizados 17 ensaios de maracatus em diversos pontos da cidade, incluindo a Rua da Moeda, no Recife Antigo.

Os ensaios individuais serão nas sedes de cada maracatu, sendo três grupos por semana. Depois, na sexta-feira seguinte, os grupos se reúnem para ensaio coletivo na Rua da Moeda, sempre acompanhados pelo grupo Voz Nagô.

Segundo o secretário-executivo de Cultura do Recife, Eduardo Vasconcelos, a expectativa é que o público aumente, assim como foi no último ano. “Os hotéis já estão quase todos reservados, esperamos um público bom nas prévias e no próprio carnaval. Estamos preparando tudo para que o folião, seja ele turista ou recifense, possa desfrutar de uma programação especial. A gente espera que, com essas prévias e ensaios, na sexta-feira de Carnaval, na grande abertura, os quatro cantos da cidade estejam contagiados com a alegria dessa festa”, registra o secretário.

A programação

Pátio de São Pedro

Em clima carnavalesco, a tradicional Terça Negra também entra na programação e garante os festejos momescos em todas as terças-feiras do mês de fevereiro. A festa acontece sempre a partir das 19h, no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio.
Entre os dias 12 e 13 de fevereiro, o Pátio de São Pedro também sediará os concursos carnavalescos. As categorias são Mestre Sala e Porta Bandeira, Flabelista e Porta Estandarte. As competições de passista juvenil e passista de rua acontecem no mesmo local nos dias 16 e 17.

Já o concurso de fantasias, está marcado para o dia 20, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções.
Os homenageados do Carnaval de 2019 do Recife são Belo Xis e Gerlane Lops. A decoração e a programação da festa de momo deve ser divulgada ainda esta semana.

Mais detalhes da programação podem ser conferidos no site carnavalrecife.com.

TAGS
Recife carnaval prévias carnavalescas
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory