Integração temporal no TI Recife começa nesta terça

Neste momento, a mudança ocorre oficialmente no sentido ônibus-metrô. Se o fluxo for positivo, até a próxima semana, a integração temporal será oficializada no sentido contrário
JC Online
Publicado em 29/04/2019 às 16:03
Neste momento, a mudança ocorre oficialmente no sentido ônibus-metrô. Se o fluxo for positivo, até a próxima semana, a integração temporal será oficializada no sentido contrário Foto: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem


A integração temporal para usuários do TI Recife, no bairro de São José, na área central da cidade, começa a valer nesta terça-feira (30). A implantação do novo sistema já havia sido adiada duas vezes pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos do Recife (CBTU) e pelo Consórcio Grande Recife.

Neste momento, a mudança ocorre oficialmente no sentido ônibus-metrô. Ao longo desta semana, o Consórcio e a CBTU irão avaliar o comportamento do passageiro com a mudança na circulação. Se o fluxo for positivo, até a próxima semana, a integração temporal será oficializada no sentido contrário. Ou seja, também no percurso metrô-ônibus.

Mudança

O passageiro que desejar fazer a integração poderá utilizar qualquer tipo de Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), seja ele trabalhador, estudante, comum, livre acesso ou passe livre. Com a mudança, o usuário que desembarcar do metrô deverá passar o VEM em um dos validadores instalados na estação para ter acesso ao terminal, sem pagar nova tarifa. A mudança afeta cerca de 45 mil usuários.

Circulam pelo TI Recife as linhas 101 – Circular (Conde da Boa Vista), 104 – Circular (IMIP), 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), 116 – Circular (Príncipe) e 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá). Estas linhas farão integração temporal com ônibus, terminais, estações de metrô e Estações de BRT que fazem parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI).

Integração temporal

Na integração temporal, por duas horas, o usuário pode utilizar o metrô e o ônibus pagando apenas uma passagem. Para isto, o passageiro tem que fazer uso do VEM. Para os que ainda não possuem o cartão, é possível adquirir o VEM Comum no TI Recife ou dentro dos ônibus, com os cobradores. O cartão custa R$ 10.

Segundo o GRCT, a mudança tem sido comunicada aos usuários por meio de cartazes espalhados nas estações de metrô da Região Metropolitana, nas linhas que compõem a matriz de integração e no Terminal Integrado Recife. Além disso, orientadores do Grande Recife continuarão no TI tirando dúvidas dos passageiros.

TAGS
ti recife integração temporal Grande Recife Consórcio de Transporte CBTU jc trânsito
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory