1º Salão Internacional de Humor Gráfico apresenta vencedores - Veja galeria

Trabalhos estão em exposição na Galeria Janete Costa e reúne desenhos de 120 artistas do mundo inteiro e das juradas convidadas, até 18 de novembro
Do JC Online
Publicado em 22/10/2012 às 9:20
Foto: NE10


Aos amantes das palavras, a arte de desenhar, por vezes, arrebata. É que, com licença para o clichê, uma imagem – e não apenas a fotográfica – vale mais que milhares de consoantes e vogais interligadas. A sutileza em unir o imaginário e o real em traços bem elaborados é, provavelmente, a forma de linguagem mais antiga da humanidade e nunca deixará de surpreender, naqueles segundos demorados em que o espectador transforma a imagem em mensagem. Neste domingo (21), na abertura oficial do 1° Salão Internacional de Humor Gráfico, na Galeria Janete Costa, foram anunciados os vencedores de mais de 800 cartuns e caricaturas enviados do mundo inteiro. Desses, 120 selecionados para a exposição e o catálogo do evento. O salão foi idealizado pelo chargista pernambucano Samuca e segue até o dia 18 de novembro.

Cristina Sampaio -
Elena Ospina -
Pryscila Vieira -
Chiquinha -
Clara Gomes -
Nani Mosquera -
Amely e sua criadora -

 

O tema do salão foi Mulher, o que o tornou uma raridade por compor um júri totalmente feminino com um número considerado grande de profissionais mulheres da área: sete. A ideia era suscitar a polêmica de por que tão poucas artistas ousam se aventurar no humor gráfico e como as mulheres são retratadas pela maioria esmagadora dos profissionais homens.

As integrantes do júri foram a portuguesa Cristina Sampaio, a paranaense Pryscila Vieira, as colombianas Nani Mosquera e Elena Ospina, a gaúcha Chiquinha, a paulista Sonia Luyten e a carioca Clara Gomes. As convidadas apresentam mostra coletiva no evento.

Cristina Sampaio -
Elena Ospina -
Pryscila Vieira -
Chiquinha -
Clara Gomes -
Nani Mosquera -
Amely e sua criadora -

O salão recebeu trabalhos de 63 países, como Irã, Bélgica, Alemanha, Cuba e Brasil.  Na categoria Caricatura, o vencedor retratou a poetiza russa Anna Akmatova. A imagem foi feita por Stefan Despodov, da Bulgária. O segundo lugar foi para o brasileiro Claudio Antonio Gomes, que fez a premier alemã Angela Merkel. Seu conterrâneo Jose Martin dos Reis ficou em terceiro com a representação da poetiza brasileira Cora Coralina.

Já na categoria Cartum, o espanhol Omar Alberto Figueroa Turcios levou a melhor com a dama que corta a sombra afugentadora de um homem às suas costas. O segundo foi para a sereia “boazuda” que mal cabe na sua calda modeladora criada por Dálcio Machado. O também brasileiro Raimundo Rucke Santos Souza ficou em terceiro, ao resgatar a pré-história ainda atual na modernidade. Caro leitor, a risada é sempre mais gostosa quando ela também pensa e toca a alma.

Houve também a sessão Estudante, onde os ganhadores receberam bônus de R$ 1 mil em compra de material educativo. O cartum vencedor foi de Maria Roberta Melo, da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, do Recife, e a caricatura de Felipe Menezes, da Escola de Jatobá, em Petrolândia.

“Leia  a matéria completa no Caderno C desta segunda (22).

TAGS
humor gráfico humor samuca Galeria Janete Costa
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory