Tóquio investiga se grafite é obra de Banksy

Grafite de uma rato com guarda-chuva foi descoberto perto de estação e prefeitura da capital japonesa tenta descobrir se é do renomado Banksy
AFP
Publicado em 17/01/2019 às 9:25
Grafite de uma rato com guarda-chuva foi descoberto perto de estação e prefeitura da capital japonesa tenta descobrir se é do renomado Banksy Foto: Foto: AFP/TOKYO METROPOLITAN GOVERNMENT


A prefeitura de Tóquio tenta verificar se o grafite de um rato com um guarda-chuva descoberto perto de uma estação ferroviária é obra do misterioso artista de rua britânico Banksy. 

"Nós notamos a presença desta pintura em spray" em uma instalação técnica no centro da capital, declarou à AFP um funcionário municipal, Koji Sugiyama.

"Achamos que é possível que tenha sido feito por Banksy", conhecido por seus famosos ratos com guarda-chuvas ou caracterizados de maneiras diferentes.

Mas ainda "não sabemos se há um especialista do artista no Japão" capaz de autenticar o mural, cuja data de conclusão é desconhecida, acrescentou.

Nas redes sociais circulam fotos anteriores a 2018, o que permite pensar que esse desenho, que parece apagado pelo tempo, tem vários anos.

"Os serviços de segurança o conheciam há muito tempo, mas não o ligaram a Banksy", disse Sugiyama. 

Vizinhos do bairro alertaram a prefeitura em dezembro passado da existência do trabalho e da possível autoria de Banksy. 

"Há em Tóquio um desenho de um rato que pode ser uma obra de Banksy. Um presente para Tóquio?", escreveu no Twitter na quinta-feira Yuriko Koike, a governadora de Tóquio.

Na quarta-feira, o suporte onde o trabalho está localizado foi colocado em um ponto seguro para evitar a degradação, explicou Sugiyama. 

O mistério Banksy

A identidade de Banksy é um segredo bem guardado desde que se tornou famoso nos anos 1990.

Apenas sua nacionalidade é conhecida, britânica, e sua cidade natal, Bristol, além de sua página no Instagram com cinco milhões de assinantes e seu site onde posta suas obras sem comentários.

Em outubro de 2018, Banksy chocou o mercado da arte ao leiloar a obra Menina com balão, que se autodestruiu parcialmente imediatamente após ser vendida por mais de um milhão de dólares em Londres.

TAGS
Banksy TÓQUIO obra grafite
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory