O apresentador da TV Globo, Pedro Bial, expressou a sua opinião sobre o filme Democracia em Vertigem, que fala sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e a prisão do ex-presidente Lula (PT), em uma entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha. Bial classificou o filme como "insuportável" e disse que chorou durante toda a trama.
>> 'Democracia em Vertigem' entra na lista de melhores do New York Times
Podcast O Fato É discute o filme de Petra Costa:
Petra Costa, de 36 anos, disputa o Oscar de melhor documentário com "Democracia em Vertigem", uma produção da Netflix, na qual faz uma retrospectiva de um ponto de vista pessoal dos eventos recentes que marcaram a política brasileira.
>> Veja os indicados ao Oscar 2020
A fita, de duas horas, narra a chegada da esquerda ao poder com Luiz Inácio Lula da Silva ao poder, em 2003, o impeachment de sua sucessora, Dilma Rousseff, em 2016, a prisão de Lula em 2018 por corrupção e a ascensão de Bolsonaro.
Listen to A vertigem de Petra é Brasil no Oscar byRádio Jornal on hearthis.at
Petra tem uma longa carreira como documentarista. Seu filme de estreia, "Olhos de Resssaca" (2009), foi exibido no Moma de Nova York e ganhou, entre outros, o prêmio de melhor curta-metragem no London International Documentary Festival. Seguiram-no "Elena" (2012) e "O Olmo e a Gaivota" (2015), ambos igualmente premiados.
Na cerimônia do Oscar no próximo domingo (9), "Democracia em Vertigem" competirá com outros quatro indicados ("American Factory", "The Cave", "For Sama" e "Honeyland").