Idealizado pela jornalista e pesquisadora Lydia Barros, o projeto Memórias de Pernambuco - Patrimônios Vivos pretende imortalizar os pernambucanos símbolos da nossa cultura em registros audiovisuais. A iniciativa contará contará com a execução da Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco, Fervo Projetos Culturais, além do cinegrafista Rodrigo Barros e fotógrafa Teresa Maia. A ideia é reunir minidocumentários de 15 minutos em uma galeria virtual, disponibilizada gratuitamente na internet.
Em uma primeira fase, o projeto almeja trazer a trajetória de cinco patrimônios vivos: os xilogravuristas J. Borges e Mestre Dila, o coreógrafo fundador do Balé Popular André Madureira, o cantor Claudionor Germano e a cirandeira Maria Cristina Andrade. Cada um falando sobre seus trabalhos e suas vidas.
O projeto foi o único do Nordeste aprovado na primeira chamada do edital público de Matchfunding do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que alinha o aporte da instituição com o financiamento coletivo. Essa segunda modalidade pode ser realizada pelo público geral por meio do site Benfeitoria (https://benfeitoria.com/memoriasdepernambuco). As contribuições contam com recompensas em forma de arte para cada faixa de colaboração.