A bolsa de valores de Nova York fechou em leve alta nesta terça-feira, mostrando-se atenta à véspera de uma publicação prevista do Federal Reserve (Fed, banco central americano) e diante das negociações sobre a dívida grega: o Dow Jones subiu 0,16% e o Nasdaq, 0,11%.
Segundo os resultados definitivos do fechamento, o índice principal, Dow Jones, subiu 28,23 pontos, a 18.047,58, perto de seu máximo histórico, de 18,053.71 pontos, atingido em 26 de dezembro passado.
Assim como na sexta-feira passada, o S&P 500, o índice mais amplo que monitoram muitos investidores atingiu um nível sem precedentes, subindo 0,16% ou 3,35 pontos, a 2.100,34 pontos, enquanto o Nasdaq, predominantemente tecnológico, subiu 5,43 pontos, a 4.899,27, hoje em seu máximo em 15 anos.
"Digerimos a situação grega, os problemas continuam na Ucrânia (ndr: por causa do conflito no leste com os separatistas), e agora, nos movemos na direção de outra coisa", resumiu Michael James, da Wedbush Securities.
Após o fracasso das negociações sobre a dívida grega entre Atenas e os ministros das Finanças da zona do euro, reunidos no âmbito do Eurogrupo, as duas partes se mantêm firmes em suas posições dez dias antes do fim do programa de ajuda recebido pela Grécia.
Esta falta de avanço alterou os investidores americanos, assim como a continuação dos combates no leste da Ucrânia, apesar da entrada em vigor de um frágil cessar-fogo após o último acordo de Minsk.
Em Wall Street, "tomamos algumas posições hoje", disse Michael James. "A gente espera muito para o resto da semana, os primeiros comentários da Reserva Federal (Fed) de amanhã (quarta-feira). Em feral, esperamos ver o que acontece", acrescentou.
O Fed publica as "minutas" dos debates celebrados em sua última reunião de política monetária, que terminou em 28 de janeiro, depois do que tinha publicado uma decisão sem surpresas. O Fed já tinha se comprometido tempos atrás em se manter paciente antes de voltar a elevar as taxas de juros, atualmente perto de zero.
O mercado de bônus caiu drasticamente. Por volta das 21H10 GMT (19H10 locais), o rendimento dos bônus do Tesouro com dez anos de prazo subiu a 2,137% contra 2,035% na noite de sexta-feira, e os com 30 anos de prazo, a 2,728% contra 2,645% anteriores.