IJCPM e Softex firmam parceria para formação gratuita de jovens em programação, robótica e design gráfico

Até o fim de 2019, 175 jovens dos bairros de Brasília Teimosa e Pina terão acesso aos cursos
JC Online
Publicado em 13/02/2019 às 13:30
Até o fim de 2019, 175 jovens dos bairros de Brasília Teimosa e Pina terão acesso aos cursos Foto: Fotos: Ezequiel Quirino/TV Jornal


A partir do dia 18 de fevereiro, 175 jovens moradores dos bairros de Brasília Teimosa e Pina, na Zona Sul do Recife, terão a oportunidade de se capacitarem para o mercado de trabalho tecnológico. Através de parceria firmada entre o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Desenvolvimento Social (IJCPM) e o Softex Recife, serão ofertados, na própria sede do IJCPM,  os cursos de desenvolvimento de games (programação), design gráfico e robótica. 

Para este ano, as vagas foram preenchidas através de um processo seletivo feito pelo instituto com jovens da região. Até dezembro, serão certificadas três turmas de desenvolvimento de games e três de design gráfico, qualificando 150 jovens. Além disso, outros 25 alunos irão concluir o curso de robótica. 

Com mais de 5,2 mil atendimentos através de ações de cidadania, empreendedorismo e empregabilidade, o IJCPM se uniu ao Softex para angariar a expertise relacionada ao desenvolvimento tecnológico e oferecer cursos que, mais do que ensinamentos técnicos, permitam aos jovens relacionar habilidades que fazem diferença na atuação profissional. 

"A gente quer que o jovem saia daqui com um diferencial, com uma outra visão de mercado. Aqui além do conhecimento tecnológico, os os jovens também terão aulas de comunicação, reflexões numéricas (matemática), cidadania, empregabilidade e inglês. Tudo isso sempre relacionado ao conteúdo aos ensinamentos tecnológicos", explica o coordenador de projetos sociais do IJCPM, Carlos Duarte. 

Mercado

De acordo com o consultor da Softex e coordenador técnico do projeto, Ivaldir Junior, o foco principal da iniciativa é, além de capacitar, crias caminhos para que os jovens aplicar o conhecimento adquirido no mercado de trabalho. "Ao fim do curso, eles irão participar de um pitch com empresários do setor. Temos o plano estratégico de criar oportunidades para que todo esse conhecimento não seja perdido", garante Junior. 

Para atender a nova demanda, a sede do IJCPM passou por uma grande reforma, com aquisição de equipamentos modernos, além da implantação de um espaço batizado de LAB de Ideias. O ambiente vai permitir a realização de encontros com líderes do setor, palestras e troca de experiências com profissionais da área de T.I. 

Para 2020, a expectativa é de ampliar o número de turmas, com abertura de mais vagas, já que nas inscrições deste ano mais de 300 jovens disputaram as 175 vagas. 

TAGS
IJCPM SoftexRecife tecnologia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory