No terceiro trimestre de 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, apresentou crescimento de 0,7% a preço de mercado, em comparação ao mesmo período de 2018, quando esteve em 46,9%. Em valores correntes, o montante chegou a R$ 48 bilhões. No acumulado ao ano, a ascensão foi de 1,54%. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (13) em coletiva do Governo do Estado.
Em resultados acumulados durante ano de 2019, o Produto Interno Bruto de Pernambuco apresentou crescimento de 1,5% até o mês de setembro, o fim do terceiro trimestre, alcançando R$ 148 bilhões em valores correntes, ou seja, preço a que determinado bem ou serviço é oferecido ou comprado.
O diretor de Estudos e Pesquisas Estratégicas da Condepe/Fidem, Maurílio Lima fala sobre os resultados. Escute
No entanto, o comportamento da escalada na economia do Estado foi mais modesto que a nível nacional, considerando o aumento de 1,2% no PIB nos meses de julho, agosto e setembro. E no acumulado ao ano, o crescimento foi de 1% no Brasil.
Essa desaceleração do crescimento aconteceu por conta da indústria, que caiu 2,7%, graças ao fechamento dos estaleiros e a diminuição da produção da Refinaria Abreu e Lima. Os setores da agropecuária (9,5%) e dos serviços (1,3%) apresentaram crescimento. Como o quarto trimestre é sempre o melhor do ano, o governo de Pernambuco aposta numa taxa de crescimento de 2,1% no acumulado de 2019.