Atum vermelho supera US$ 600 mil no primeiro leilão do ano no Japão

Pelo sexto ano consecutivo, quem comprou foi Kiyoshi Kimura, proprietário da cadeia de restaurantes Sushizanmai
AFP
Publicado em 05/01/2017 às 9:18
Pelo sexto ano consecutivo, quem comprou foi Kiyoshi Kimura, proprietário da cadeia de restaurantes Sushizanmai Foto: Foto: Eugene Hoshiko/AP


O primeiro atum vermelho da temporada 2017, de 212 kg, foi leiloado nesta quinta-feira no famoso mercado de peixes de Tsukiji, em Tóquio, por 74,20 milhões de ienes (636.000 dólares), o segundo preço mais alto da história desde o recorde de 2013.

Pelo sexto ano consecutivo, quem comprou foi Kiyoshi Kimura, proprietário da cadeia de restaurantes Sushizanmai. "É caro", limitou-se a comentar.

Para o restaurante se trata de uma grande operação publicitária no tradicional primeiro leilão do ano, uma atração apra o público e a imprensa. A esse preço, um sushi de ventre de atum, o chamado "o-toro", deveria custar 10.000 ienes (85 dólares), mas os 51 restaurantes de Sushizanmai cobrarão o mesmo preço de sempre, 3,4 dólares.

Milhares de pessoas comparecem aos leilões de Tsukiji, onde se abastecem os melhores cozinheiros de Tóquio.

Em 2013, um atum vermelho bateu o recorde ao ser vendido por 155,4 milhões de ienes (cerca de 1,3 milhão de dólares), também comprado por Kiyoshi Kimura. Os japoneses são grandes consumidores de atum vermelho, uma espécie em perigo.

TAGS
sushi atum compra consumo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory