O Google vai distribuir R$ 10 milhões para dez organizações não-governamentais (duas de cada região brasileira) que desenvolvam projetos que usem tecnologia para resolver problemas da região onde estão inseridas. As inscrições estão abertas a partir de hoje e vão até o dia 21 de março no endereço g.co/desafiobrasil. É o Desafio Google de Impacto Social Brasil 2016.
Quatro iniciativas – uma eleita pelo público por votação online e outras três escolhidas por um painel de jurados – receberão R$ 1,5 milhão cada, além de assistência técnica e orientação de funcionários do Google para viabilizar os projetos. Os outros seis finalistas receberão, cada um, R$ 650 mil.
“Existem projetos incríveis sendo desenvolvidos, em todo o Brasil, por ONGs que cada vez mais recorrem à tecnologia para tentar resolver problemas de todos os tipos: ambientais, educacionais, de saúde, entre outros. Nós queremos encontrar esses talentos, ajudá-los e mostrá-los para o mundo. Acreditamos que, assim, ótimas soluções podem se tornar realidade”, destaca o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho. O lançamento do Desafio acontece hoje em São Paulo.
No site onde são feitas as inscrições, há as regras da competição. Qualquer ONG registrada no Brasil que tenha uma ideia de como utilizar tecnologia para solucionar problemas sociais ou, ainda, organizações com algum projeto em andamento e que precisem de ajuda para impulsioná-lo e gerar maior impacto, podem participar.
Os 10 finalistas serão anunciados dia 23 de maio. O público então vai votar nos seus três favoritos. No dia 14 de junho, os finalistas vão apresentar os projetos em um evento no escritório do Google, em São Paulo, quando serão anunciados o vencedor da votação popular e os três escolhidos pelos jurados. Esses levarão R$ 1,5 milhão. Os seis demais ficarão com R$ 650 mil.
Compõem o júri a atriz e apresentadora de TV Regina Casé; Marta, jogadora de futebol da seleção brasileira e embaixadora da ONU; Chefe Almir, líder do povo indígena Suruí; Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann; a artista plástica Adriana Varejão e a diretora do Google.Org, Jacquelline Fuller.