Destaques e análises políticas do Brasil e Pernambuco, com Igor Maciel

Cena Política

Por Igor Maciel
Cena Política

Aliados vão querer fatia maior na prefeitura do Recife para apoiar Geraldo Julio. João Campos manterá equipe?

Dois partidos têm preferência na vaga para o Senado em Pernambuco. A vaga de vice agrega pouco. Sobra a prefeitura do Recife para negociar e manter os aliados.

Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 13/07/2021 às 8:00 | Atualizado em 13/07/2021 às 8:46
Geraldo Julio (PSB) - Alexandre Severo/JC Imagem

Só existem poucas vagas em cada chapa para a eleição estadual em 2022. No caso da Frente Popular em Pernambuco, são duas vagas disponíveis, porque o PSB deve ocupar a cabeça da majoritária com Geraldo Julio (PSB).

A base do PSB no estado é bem ampla e agrega partidos que vivem ao redor dos socialistas há muitos anos. Mas o retorno político deles é sempre posterior à eleição. A maioria dos aliados dá apoio na eleição para ganhar cargos depois.

O preço disso é ter o crescimento limitado, porque prolonga a dependência.

Na chapa, em 2022, a única vaga para o senado deve ficar entre PDT e PT. Depende de quem o PSB apoiar para a eleição presidencial, se Ciro Gomes (PDT) ou Lula (PT).

A vaga de vice tem pouco valor agregado e não é muito disputada.

Sobram os suplentes de senador, que nem sempre são vantajosas.

Sem ter onde encaixar os aliados para a eleição, restam as promessas para depois. Geralmente as negociações sobre o número de secretarias para cada partido são feitas com antecedência e isso já resolve para alguns.

Mas, foi-se o tempo em que a garantia de vitória era tão grande que isso bastava para acalmar o palanque. Eles querem alguma garantia mais cedo. É aí que entra a Prefeitura do Recife.

Sim, para apoiar Geraldo Julio, partidos vão querer espaço na equipe de João Campos (PSB) e até já existem algumas especulações sobre onde o prefeito terá que ceder espaço.

Áreas com orçamento maior e visibilidade, claro.

A formação da equipe foi um destaque positivo no início da gestão de Campos. Será uma pena ver o fisiologismo estragar isso pela necessidade de eleger Geraldo Julio.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS