O Mutirão do Procon-PE para atendimento aos superendividados acontece entre os dias 9 e 18 de dezembro em novo formato. Este ano, em virtude da pandemia da covid-19, não haverá distribuição de fichas. Os consumidores deverão agendar o atendimento de forma online, no site www.procon.pe.gov.br.
No agendamento será indicado o serviço desejado, o dia e o horário de negociação. Participam Compesa, todos os bancos, todas as empresas de telefonia (TV a Cabo e Internet), além das prefeituras de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. É preciso apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e documentos que comprovem a dívida. A marcação já pode ser feita.
É importante ressaltar que os agendamentos são online, mas o atendimento segue sendo presencial, na rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São de José, no Recife, sede do Procon-PE. No Mutirão, as negociações são diferenciadas e, todas elas acompanhadas pelos assessores do Procon, para que tudo seja feita da melhor forma para o consumidor.
Os bancos, de 16 de março a 20 de novembro, já renegociaram 16,1 milhões de contratos. O saldo devedor é de R$ 937 bilhões. Segundo dados compilados pela Febraban, a soma das parcelas suspensas dessas operações totaliza R$ 134,5 bilhões. A maioria dos beneficiados são pessoas físicas e pequenas empresas (R$ 71 bilhões) com carência de até 180 dias.
Os nordestinos com TV a cabo aumentaram o tempo em frente à TV na quarentena. Segundo a SKY, 25% afirmaram que o consumo subiu até duas horas. Para 65%, a TV paga ajudou a ocupar o tempo livre no isolamento
A região, inclusive, segue o caminho inverso do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Pernambuco teve 0,1% mais contratos em junho. Mesmo assim, ainda é pouco. A TV paga perdeu 600 mil clientes só no 1º semestre no País
Os consumidores pretendem desembolsar menos com presentes no Natal deste ano, de acordo com a consultoria Le Fil. Dentre os consumidores ouvidos, 47% pretendem gastar de R$ 100 a R$ 500. Outros 14% nem vão comprar. Na relação com 2019, cerca de 36,2% dos participantes afirmaram que irão gastar menos em 2020. O distanciamento social vai impactar a tradicional brincadeira de Amigo Secreto. Mais de 56% dos pesquisados não pretendem participar. Segundo o levantamento, 31,3% dos consumidores começaram a fazer as compras durante a Black Friday e no começo de dezembro.