Os direitos do consumidor, por Edilson Vieira

Consumidor

Por Edilson Vieira
IMUNIZAÇÃO

Farmácias do Recife podem se tornar pontos públicos de vacinação contra a covid

O Sincofarma-PE enviou ofício à Prefeitura do Recife com propostas para colaborar na vacinação oferecendo insumos, capacitação e locais adequados para aplicação da vacina

Cadastrado por

Edlson Vieira

Publicado em 27/01/2021 às 15:16
Farmácias estão entre os segmentos que apresentaram maior crescimento em Pernambuco - LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Pernambuco (Sincofarma-PE), enviou um ofício à Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife sugerindo a disponibilização dos estabelecimentos farmacêuticos filiados à entidade, e habilitados para tal, como postos de vacinação contra a covid-19. O Sincofarma-PE se prontificou a fornecer os insumos necessários para a aplicação, capacitações técnicas aos farmacêuticos e cabines de injeção.

AJUDA

Segundo o presidente do sindicato e vice-presidente da Fecomércio-PE, Ozeas Gomes, ao menos 100 farmácias podem ajudar a Secretaria de Saúde do Recife durante o período de vacinação mais abrangente. “Neste primeiro momento, poucas pessoas estão sendo imunizadas, mas, quando a vacinação alcançar uma parcela mais extensa da população, podemos atuar junto à prefeitura. Entendemos que podemos prestar esse serviço à sociedade”, afirma.

Para a ação, os estabelecimentos cumpririam, através de seus técnicos farmacêuticos, a ordem cronológica dos estágios planejados no Plano Recife Vacina, que, nesta quarta-feira (27), inicia sua segunda fase. O foco agora será a imunização de idosos acima de 85 anos. Nessa fase, estão disponíveis mais de 16 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas ao município pelo Governo de Pernambuco.

EXTERIOR

Segundo o Sincofarma-PE, em outros países, já é possível observar o uso das farmácias, junto às autoridades locais, como centros de vacinação para imunização contra o novo coronavírus. O Sincofarma cita como exemplo o Reino Unido, onde a vacinação nas drogarias começou no dia 14 de janeiro, após meta de imunização de 15 milhões de britânicos até meados de fevereiro próximo.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS