O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Pernambuco (Sincofarma-PE), enviou um ofício à Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife sugerindo a disponibilização dos estabelecimentos farmacêuticos filiados à entidade, e habilitados para tal, como postos de vacinação contra a covid-19. O Sincofarma-PE se prontificou a fornecer os insumos necessários para a aplicação, capacitações técnicas aos farmacêuticos e cabines de injeção.
AJUDA
Segundo o presidente do sindicato e vice-presidente da Fecomércio-PE, Ozeas Gomes, ao menos 100 farmácias podem ajudar a Secretaria de Saúde do Recife durante o período de vacinação mais abrangente. “Neste primeiro momento, poucas pessoas estão sendo imunizadas, mas, quando a vacinação alcançar uma parcela mais extensa da população, podemos atuar junto à prefeitura. Entendemos que podemos prestar esse serviço à sociedade”, afirma.
Para a ação, os estabelecimentos cumpririam, através de seus técnicos farmacêuticos, a ordem cronológica dos estágios planejados no Plano Recife Vacina, que, nesta quarta-feira (27), inicia sua segunda fase. O foco agora será a imunização de idosos acima de 85 anos. Nessa fase, estão disponíveis mais de 16 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas ao município pelo Governo de Pernambuco.
EXTERIOR
Segundo o Sincofarma-PE, em outros países, já é possível observar o uso das farmácias, junto às autoridades locais, como centros de vacinação para imunização contra o novo coronavírus. O Sincofarma cita como exemplo o Reino Unido, onde a vacinação nas drogarias começou no dia 14 de janeiro, após meta de imunização de 15 milhões de britânicos até meados de fevereiro próximo.
- Justiça determina que Prefeitura do Recife divulgue informações dos vacinados contra covid-19
- Após dialogar com empresários, Bolsonaro recua e diz que iniciativa privada pode comprar vacinas mediante condição
- Veja imagens do início da vacinação contra a covid-19 para idosos com mais de 85 anos no Recife
- Clínicas privadas fecham acordo por 5 milhões de doses de vacinas da Índia, diz jornal