Os direitos do consumidor, por Edilson Vieira

Consumidor

Por Edilson Vieira
Comércio

Veja as dicas do Procon para quem vai aproveitar as promoções da Black Friday

faltando menos de 10 dias para a sexta-feira de promoções, o comércio já antecipa algumas ofertas. É bom se planejar e conhecer direitos básicos antes de ir às compras

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Edilson Vieira

Publicado em 17/11/2021 às 16:30 | Atualizado em 23/11/2021 às 15:34
Na comparação anual, com relação a fevereiro de 2021, a intenção de consumo das famílias cresceu 13,8% - BOBBY FABISAK/ Arquivo JC IMAGEM

Mesmo com a economia do país em situação instável, neste final de ano muitos consumidores irão às lojas para aproveitar descontos e liquidações da Black Friday. O evento que aquece o mercado varejista está se aproximando, será comemorado na última sexta do mês de novembro, dia 26. De acordo com a pesquisa nacional da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), cerca de 62% dos lojistas estarão com promoções.

Em Pernambuco, a Black Friday deve superar as vendas do ano passado, é o que aponta a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismos de Pernambuco. Ainda segundo a Fecomércio-PE, cerca de 58% dos consumidores pernambucanos deverão aproveitar o evento. O Procon Pernambuco vem realizando atualmente pesquisas em lojas físicas e virtuais, mas ressalta que o consumidor também deve realizar a sua pesquisa.

“O consumidor precisa estar atento, realizar a pesquisa dias antes da Black Friday é o ideal para comparar os preços estabelecidos pelas lojas. Outro fator importante para este dia, é não se deixar levar por impulsos na hora das compras, e adquirir só aquilo que realmente necessita para não se endividar”, alerta Pedro Eurico, secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos.


Veja 10 dicas do Procon Pernambuco para comprar durante a Black Friday com mais segurança:


1 - Faça uma lista do que precisa comprar para que não deixe de comprar o essencial e faça gastos com supérfluos. A lista dever seguir pela ordem de prioridades. Comece com o que é necessário até o que pode esperar mais um pouco se for necessário.

2 - Não jogue fora folhetos ou imagens dos valores contendo informações sobre a loja e a promoção oferecida dias antes. Verifique se de fato a oferta está sendo cumprida. Caso não esteja, a propaganda poderá ser denunciada como publicidade enganosa, crime previsto no artigo 37º do Código de Defesa do Consumidor.

3 - Desconfie de preços muito abaixo da média e busque na internet avaliações e comentários que possam ajudar a verificar a reputação da loja em que pretende comprar.

4 - Caso receba ofertas tentadoras por e-mail, SMS ou redes sociais não clique em links associados a essas promoções. Pesquise diretamente no site da loja. Esses links podem estar associados a golpes de pishing, que acontece quando anúncios falsos capturam dados pessoais do internauta.

5 - Nas compras online verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção de seus dados. Identifique no início do endereço eletrônico a presença do “HTTPS” e de um cadeado ativado no canto esquerdo da barra de endereço do seu navegador.

6 - Cuidado com seus dados. Verifique a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações bancárias realizadas com a empresa, não forneça seus dados bancários a sites que não possuam certificados de segurança.

7 - Evite fazer a compra utilizando computadores de terceiros ou por meio de redes wi-fi públicas, como em aeroportos, mais sensíveis a a ataques de hackers.

8 - Junte todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. Se for o caso, print a tela com os dados da compra para futuras comprovações, se necessário.

9 - Em caso de compra em liquidações ou peças de mostruário que apresentem defeitos, a política de troca segue a mesma citada no artigo 18º do CDC, o fornecedor tem até 30 dias a partir da data da reclamação para reparar o produto.

10 - Caso o consumidor tenha algum problema como atraso na entrega do produto ou propaganda enganosa, o Procon-PE orienta que primeiro lugar a loja deve ser contactada para que verifique a situação. Não sendo o problema resolvido, o consumidor poderá reclamar em uma das unidades do Procon espalhadas pelo o Estado. Para mais informações ligue para o 0800-282.1512.

 

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