Escolas das redes municipais de Pernambuco poderão voltar a ter aulas presenciais a partir de março, de forma escalonada, segundo o governo estadual. Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental serão os primeiros a voltar, em 1º de março. Em seguida, no dia 8 de março, poderão retomar as atividades nas escolas os estudantes do 1º ao 5º ano do fundamental. Por fim, a liberação para aulas da educação infantil será em 15 de março. O mesmo cronograma vale para as escolas estaduais e federais.
>> Donos de escolas e professores de Pernambuco seguem sem definição sobre aulas no Carnaval
Ver essa foto no Instagram
Essas unidades estavam impedidas de funcionar com alunos e professores, por causa da pandemia de covid-19, desde 16 de março do ano passado. Somente o ensino médio foi liberado, desde outubro de 2020, pelo governo estadual.
- Mutação do coronavírus freia reabertura de escolas em países da Europa
- Escolas privadas de Pernambuco começam ano letivo com previsão de mais alunos nas aulas presenciais
- Escolas privadas iniciam nesta segunda (1º) o ano letivo com aulas presenciais em Pernambuco
- Vai ter aula nas escolas de Pernambuco durante o Carnaval?
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (3), pelo secretário estadual de Educação, Marcelo Barros. Ele destacou que o calendário foi acordado com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime) e que os protocolos sanitários devem ser seguidos pelas prefeituras.
As escolas particulares, de todas as séries, da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, podem ter atividades presenciais nas unidades de ensino desde outubro e novembro do ano passado. A liberação foi também gradual.
"Diversos estudos nacionais e internacionais reforçam que o ambiente escolar é seguro, com uma baixa transmissão do vírus, desde que seguidos os protocolos", destacou o secretário de Educação. "Se os protocolos forem cumpridos, poderemos ter uma retomada de aulas com segurança", complementou Marcelo.
Ele destacou ainda que cabe aos pais ou responsáveis decidirem pelo retorno presencial ou não de seus filhos. A autorização do retorno das aulas presenciais foi dada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, que analisa diariamente os dados da pandemia no Estado.
Vale ressaltar que caberá a cada município decidir quando será a volta das aulas presenciais em sua rede de ensino. O que o governo de Pernambuco fez, nesta quarta-feira, foi anunciar as datas de liberação desse modelo. Mas as prefeituras têm autonomia para estipularem o formato das aulas e quando serão iniciadas, desde que sejam a partir das datas estipuladas pela Secretaria Estadual de Educação.
"A maioria das escolas está adaptada para a volta das aulas presenciais. Mas cada prefeito deve avaliar a situação da sua cidade, escutar a população, consultar os pais e decidir o que for melhor. A autonomia de cada município deve prevalecer", afirmou o presidente da Amupe, José Patriota.
Ano letivo na rede estadual
O ano letivo na rede estadual começará nesta quinta-feira (4), seguindo o modelo híbrido para as turmas do ensino médio. São cerca de 303 mil alunos nessa etapa. Para os estudantes dos anos finais do fundamental - aproximadamente 130 mil adolescentes - a retomada também será nesta quinta, mas apenas no modelo remoto, já que esse grupo só poderá voltar ao ensino presencial em 1º de março.
Para as aulas online será usada a plataforma Educa PE, que transmite as aulas pela internet e TV aberta.