Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal
Cerca de 303 mil estudantes dos ensinos médio e técnico das escolas estaduais de Pernambuco iniciaram as atividades de 2021 nesta quinta-feira (4). Por causa da pandemia da covid-19, as aulas acontecem no formato híbrido; ou seja, os responsáveis podem escolher mandar os alunos para a sala de aula ou optar pelo ensino remoto.
- Vai ter aula nas escolas de Pernambuco durante o Carnaval?
- Resultado da pré-seleção do Fies já pode ser consultado na internet
- Provas do SSA 3 da UPE começam nesta quinta-feira. Veja as regras
- Liberadas aulas presenciais nas escolas municipais de Pernambuco, por etapa, a partir de 1º de março
- Donos de escolas e professores de Pernambuco seguem sem definição sobre aulas no Carnaval
- Estudantes fazem provas do SSA 3, da Universidade de Pernambuco (UPE), nesta quinta e sexta-feira
- A importância do SUS é o tema da prova de redação do SSA 3 da UPE
Na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, situada na Macaxeira, Zona Norte do Recife, 50% dos alunos matriculados começaram o ano letivo de forma presencial. Novata na instituição, a estudante Taciely Nunes, do primeiro ano do curso de Comunicação Visual, foi uma das que optaram assistir às aulas presencialmente. "A expectativa está enorme, o coração acelerado, mas espero que dê tudo certo para essa nova fase da nossa vida, que é o ensino híbrido. Estou muito ansiosa", conta.
A mãe da aluna, a operadora de telemarketing Taciana Alves, também expressa ansiedade por ter precisado trocar a escola da filha. "Eu fiquei meio receosa de deixar, mas temos que nos adaptar a isso, não pode estar só em casa. Se Deus quiser vai dar tudo certo", torce.
Caso o aluno não tenha dispositivo eletrônico para acessar as aulas online, pode reservar um horário na escola e assisti-las pelo computador da instituição.
"Alguns laboratórios de escolas estão disponíveis para esse uso dos alunos. O grande objetivo é que nenhum aluno fique sem aula, nem presencial, nem remota", afirma o secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros.
Quem optar ir ao colégio vai ter a temperatura aferida e deve higienizar as mãos com álcool na entrada do prédio. O aluno receberá também um kit com máscaras. As salas foram adaptadas para manter o distanciamento entre os estudantes, e há pias e cartazes sobre os protocolos de saúde nos corredores da escola.
"Esse protocolo é fundamental para que a gente mantenha o distanciamento social e a prevenção da saúde de toda a comunidade escolar", diz o secretário.
Cronograma de aulas presenciais
Escolas das redes municipais de Pernambuco poderão voltar a ter aulas presenciais a partir de março, de forma escalonada, segundo o governo estadual. Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental serão os primeiros a voltar, em 1º de março. Em seguida, no dia 8 de março, poderão retomar as atividades nas escolas os estudantes do 1º ao 5º ano do fundamental. Por fim, a liberação para aulas da educação infantil será em 15 de março. O mesmo cronograma vale para as escolas estaduais e federais.