Acabou às 19h deste domingo a aplicação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos escreveram uma redação e responderam 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas.
Os gabaritos só serão divulgados no dia 1º de dezembro, juntamente com as respostas das provas que serão realizadas no próximo domingo, matemática e ciências da natureza.
- Tema da Redação do Enem 2021: veja a sugestão de professores para um bom texto
- Enem 2021: prova é suspensa para 554 candidatos em Pernambuco
- Enem 2021: crise e ensino remoto ruim reduzem em 41% os inscritos
- Neoenergia explica motivo de falta de energia que suspendeu provas do Enem em Pernambuco
- 'Admirável Gado Novo': Enem tem letra de música, Chico e questão sobre luta de classes
O Enem começou às 13h30, mas os portões de acesso fecharam às 13h. A saída foi liberada a partir das 15h30. Somente quem ficou até 18h30 pode sair com o caderno de provas.
Os candidatos escreveram uma redação cujo tema foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".
Em Pernambuco, houve transtornos em pelo menos três cidades. Em Escada, na Zona da Mata, faltou energia na cidade. Em três prédios os candidatos realizaram o exame por cerca de 3h, até 16h30, mesmo sem energia. Mas em outro, onde havia 554 inscritos, a avaliação foi suspensa e será feita em janeiro.
Em Carnaubeira da Penha, no Sertão, faltando cerca de 1h para término do exame também faltou energia em um prédio. Por isso, os candidatos terão acréscimo no tempo final para compensar.
Já em Petrolina, as provas do Enem digital atrasaram em oito laboratórios do câmpus do IF Sertão por causa de um problema no sistema do exame.