Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Com profissionais doentes de covid-19, prefeitura do Recife adia aula presencial para alunos da educação infantil e séries iniciais do fundamental

Para os alunos das séries finais do ensino fundamental e da EJA, ano letivo, programado para começar sexta-feira (04), será com aulas presenciais. Município tem 95 mil estudantes nas escolas da prefeitura

Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 02/02/2022 às 16:48 | Atualizado em 02/02/2022 às 19:25
Volta as aulas da rede municipal do Recife (Escola Municipal Reitor Joao Alfredo) - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Mais da metade dos alunos das escolas municipais do Recife iniciará o ano letivo, na próxima sexta-feira (04), somente com aulas remotas. A justificativa da Secretaria Municipal de Educação para adiar o retorno presencial de parte dos estudantes é o grande número de profissionais da educação que estão infectados pela covid-19.

Os estudantes da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) terão uma semana de atividades pela TV e por plataformas digitais, ou seja, até dia 11. Para os estudantes das séries finais do fundamental (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as aulas serão presenciais já desde o primeiro dia letivo.

Do universo de 95 mil estudantes da rede municipal da capital, 70% têm idades entre 5 e 11 anos, justamente os que estão nesses dois grupos com aulas inicialmente remotas. A partir de 14 de fevereiro eles passarão a ir presencialmente para as unidades de ensino. Segundo a secretaria, o retorno presencial em duas etapas não altera o calendário letivo.

Estão matriculados cerca de 52 mil alunos nas séries iniciais do fundamental e 21 mil na educação infantil. É esse universo, 73 mil estudantes, que terá uma semana de aulas remotas. Outros 22 mil, que estudam nas séries finais do fundamental e na EJA, começarão o ano letivo presencialmente.

COVID-19

A secretaria informa que "o ajuste no início das aulas presenciais em duas etapas aconteceu após uma análise da rede municipal de ensino do Recife, que constatou o teste positivo de alguns gestores, coordenadores, professores e outros trabalhadores das escolas e creches municipais".

A rede municipal tem cerca de 5 mil professores. Somando diretores, vice, auxiliares e terceirizados, dá aproximadamente 8 mil pessoas atuando nas 325 creches e escolas da rede.

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, ressalta que a divisão em duas etapas para início do ensino presencial  foi pensada para permitir um melhor atendimento aos estudantes. Ela diz ainda que o afastamento dos profissionais aconteceu nas últimas semanas e muitos já retornam às atividades nos próximos dias. 

Fred Amancio informa que não há um levantamento que indique o percentual de profissionais infectados na rede municipal. "Soubemos, nas conversas com os gestores, que havia um, dois, três profissionais doentes de cada escola. Às vezes o diretor, ou um professor, auxiliar ou pessoal terceirizado. São situações as mais diversas. Então do ponto de vista operacional, a partir desse monitoramento, decidimos, para ter um retorno presencial mais consistente, adiar em uma semana para educação infantil e anos iniciais do fundamental", explica o secretário.

Ele ressalta que os profissionais não foram contaminados no ambiente escolar. "Para as turmas das séries finais do fundamental é mais fácil a organização de cada escola no caso de um professor doente pois são várias disciplinas. Nas creches e anos iniciais do fundamental é mais difícil pois se faltar um professor provavelmente não haverá aula", comenta Fred Amancio.

VACINAÇÃO

De acordo com o vacinômetro, painel virtual mantido pela Prefeitura do Recife, até o momento 81,45% dos adolescentes de 12 a 17 anos tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 62,65% estão com o esquema vacinal completo na cidade.

Entre as crianças sem comorbidades com idades entre 5 e 11 anos, o índice de imunizados na capital é de 10,62%. Esse público iniciou a vacinação em 19 de janeiro, com os garotos de 11 anos e depois a idade foi baixando.

TESTAGEM

Nesta quarta-feira (02), o prefeito João Campos anunciou a criação de um novo centro de testagem exclusivo para trabalhadores da rede municipal de educação. O centro começa a funcionar a partir desta quinta-feira (03) na Escola Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, área central da capital. O local terá capacidade para realizar 500 testes por dia, com previsão de ampliação para atender até mil pessoas.

ABREU E LIMA

A única cidade da Região Metropolitana do Recife que não tinha ainda decidido sobre data e modelo de início do ano letivo era Abreu e Lima. Após reunião com o Ministério Público, na tarde desta quarta-feira (02), ficou acertado que o ano letivo começará em 7 de fevereiro apenas remotamente.

"Pretendemos iniciar as aulas presenciais para toda rede municipal em 7 de março. Só mudará se houver aumento de casos da covid-19 ou alguma determinação do governo estadual", informa o secretário municipal de Educação de Abreu e Lima, Hélio Tavares. A rede municipal tem cerca de 6.500 alunos.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS