Candidatos que planejam realizar o Enem neste ano sem pagar a inscrição devem ficar atentos. O prazo para pedir isenção do pagamento da taxa acaba no feriado da Páscoa. A solicitação pode ser feita até 23h59 da próxima Sexta-feira Santa, dia 15. Basta acessar a página do participante do Enem na internet.
Ainda não está definido o valor da taxa do Enem 2022, programado para os dias 13 e 20 de novembro. Todo estudante de escola pública que vai concluir o ensino médio este ano faz o Enem de graça. Mas a isenção do pagamento não é automática. O estudante precisa pedir o benefício, portanto tem que acessar a página e requerer a gratuidade.
No ano passado a taxa de inscrição custou R$ 85. O edital com o cronograma de inscrição para o exame não foi ainda divulgado pelo Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem.
Também pode fazer o Enem sem pagar a taxa quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, mas nesse caso é preciso ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ou seja: cada membro da família deve ganhar até R$ 1.818.
A gratuidade é concedida ainda ao candidato que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Para isso, ele deve ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Ao pedir a isenção terá que informar o seu Número de Identificação Social (NIS).
INSCRIÇÃO
Um lembrete importante: pedir a isenção não significa que a inscrição no Enem está garantida. No dia 22 de abril o Inep vai divulgar a lista dos candidatos que tiveram o pedido aceito. Aqueles que não conseguirem poderão recorrer entre os dias 25 e 29 de abril.
Quando o Inep divulgar as datas de inscrição no Enem, o estudante acessa a página e faz sua inscrição.
CRONOGRAMA
Até 15 de abril - Solicitação de isenção da taxa de inscrição
22 de abril - Divulgação dos nomes dos candidatos que terão gratuidade
25 a 29 de abril - Período para ingressar com recurso, caso discorde do resultado
6 de maio - Resultado dos pedidos de recurso