Com informações da Agência Brasil
Pela primeira vez, a taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no valor de R$ 85, poderá ser paga com cartão de crédito ou pelo Pix. As inscrições para a avaliação, marcadas para 13 e 20 de novembro, começam nesta terça-feira (10) e seguem até 21 de maio.
O pagamento da taxa também poderá ser feito por meio do tradicional boleto, que deve ser gerado na Página do Participante e quitado em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários e respeitando os horários de compensação.
Embora o período de inscrição acabe no dia 21, o pagamento da taxa pode ser feito até 27 de maio. A participação no Enem será garantida apenas após a confirmação do pagamento da taxa.
RECURSOS
O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição já está disponível na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame.
Os candidatos que conseguiram a isenção devem realizar a inscrição como qualquer outro participante. A diferença é que eles não precisam efetuar o pagamento para confirmar a participação.
ESCOLHAS
Ao se inscrever, o candidato deverá informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações, alerta o Ministério da Educação.
O candidato precisa também indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital). Os dois formatos do exame acontecerão nas mesmas datas e horários. A diferença é que no digital as provas são feitas em computadores instalados em locais indicados pelo Inep.
LOCAIS DE PROVAS
Em Pernambuco, o Enem impresso vai ser realizado em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Ao se inscrever, o estudante deve informar em qual município pretende responder as provas.
O Enem digital acontecerá, no Estado, apenas no Recife, em Caruaru e em Petrolina. Para essa modalidade, o número de vagas é limitado. Serão 3 mil em Pernambuco: 2 mil para Recife, 500 para Caruaru e 500 para Petrolina.
CRONOGRAMA
10 a 21 de maio - Inscrição
Até 27 de maio - Pagamento da taxa de inscrição
PROVAS
13 de novembro - Provas de linguagens, redação e ciências humanas, com 5h30 de duração
20 de novembro - Testes de ciências da natureza e de matemática, com 5h de duração
QUEM PODE PARTICIPAR
Enem impresso - Qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não está cursando ainda essa etapa da educação básica
Enem digital - Exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2022. Vale destacar que há um número limitado de vagas, preenchidas por ordem de inscrição.
COMO SE INSCREVER
Basta acessar a página do participante. No momento da inscrição, o participante deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital).
Importante!
* É preciso ter o login único dos portais gov.br para se inscrever no Enem. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br
PARA QUE SERVE O ENEM
- Para autoavaliação ao concluir o ensino médio
- Para concorrer a vagas de graduação em em mais de cem universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
- Para concorrer a bolsas em faculdades privadas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni)
- Para pleitear financiamento de mensalidades pelo governo federal, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
- Para participar do vestibular de faculdades particulares
- Para participar de processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame