Nos dias atuais, é muito comum o brasileiro ter contato diário com outro idioma que não seja o português. Seja ao ouvir uma música, assistir a um filme ou a uma série ou, simplesmente, olhar para o lado. Certamente, verá alguma palavra ou frase escritas em outra língua, principalmente o inglês.
O bilinguismo ou simplesmente o contato mais aprofundado com um segundo idioma nas escolas é um assunto que vem sendo abordado há mais de 10 anos na BETT Educar, conhecida por ser a maior feira de educação internacional do planeta. No Brasil já é possível ouvir e ver os movimentos, sobretudo de escolas particulares, da inclusão de uma segunda língua no dia a dia dos alunos.
O método bilíngue é quando o aluno passa a ter uma imersão de um outro idioma e, também, têm a vivência da cultura e dos costumes de determinado país. No Brasil, os idiomas mais comuns dados como segunda língua nas instituições de ensino são o inglês, o espanhol e o francês.
Além de terem um contato 100% em um desses idiomas durante as aulas, o espaço também deve conter recursos e referências visuais no idioma, de acordo com Gabriela Gois, orientadora pedagógica de Inglês do Colégio Saber Viver.
“A educação bilíngue garante ao aluno a possibilidade de se comunicar com mais facilidade em países diferentes, além de conhecer outras culturas e costumes. Além de expandir o conhecimento sobre o mundo, a educação bilíngue também é fundamental para a vida futura desse aluno”, aponta a profissional.
Inglês no Colégio Saber Viver
O Colégio Saber Viver, localizado no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, trabalha com uma carga horária estendida de inglês. Em colégios bilíngues, o currículo é único nos dois idiomas e os estudantes obrigatoriamente aprendem as mesmas disciplinas e assuntos nas duas línguas. No caso das escolas com carga horária estendida, os alunos desenvolvem habilidades e competências no idioma durante, no mínimo, três dias na semana.
“No Saber Viver, na educação infantil e fundamental 1 regular, os estudantes possuem três aulas por semana. No fundamental 2, eles têm quatro aulas por semana. Apesar de não ser um programa bilíngue por não ter um único currículo, os alunos vivenciam a cultura, os costumes, além de explorarem algumas disciplinas como, por exemplo, matemática, ciências, e desenvolvem habilidades sociais e também emocionais”, explica Gabriela Gois.
Go Beyond = Ir além
“O nosso integral Go Beyond - que significa ir além -, os estudantes passam a não apenas ter contato com o idioma durante o período da manhã, mas, também, no contraturno passam a ter duas horas e meia de inglês todas as tardes. O Go Beyond começa no infantil 1 com alunos que possuem 3 anos e se estende até o 5º ano do ensino fundamental. Portanto, o aluno que participa do programa, passa a ter oito aulas semanais em inglês”, detalha a orientadora pedagógica do Saber Viver.
Neste contraturno, mencionado pela profissional, o foco é experienciar em inglês. Os alunos possuem uma rotina de aprendizagem na língua inglesa, na qual desenvolvem habilidades e competências. Essa rotina possui atividades denominadas de hands-on (“mão na massa”), storytelling (atividades onde os alunos aprendem por meio de histórias), movimento (aulas onde os alunos trabalham um tema explorando o corpo) e da metodologia de STEAM, que trabalha ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Através dessa metodologia, os estudantes trabalham individualmente as disciplinas ou de forma multidisciplinar. Por meio das disciplinas, o aluno participa ativamente desse processo de aprendizado e, dessa forma, estimula o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas.
“Em outras palavras, fugimos do ensino tradicional, onde o aluno é bombardeado por aulas expositivas, onde espera-se que apenas copiem um modelo estipulado pelo professor”, garante.
Na proposta pedagógica do Colégio Saber Viver, os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem e desenvolvem as habilidades de listening, speaking, reading e writing (ouvir, falar, ler e escrever), por meio dessas vivências, além de resolverem problemas e aumentarem a criatividade e o pensamento crítico.
Atividades em inglês
Uma das propostas pedagógicas do Saber Viver é a de trabalhar com PBL Project Based Learning ou aprendizagem baseada em projetos. Nessas atividades, os alunos são instigados a explorar a problemática, a fim de desenvolverem novas habilidades, a partir de um determinado tema.
“Ao pensar nos projetos do infantil, nós decidimos utilizar o Once Upon a Time ou Era uma vez para trabalhar histórias infantis em inglês com os alunos do infantil 1. Para esse ano, escolhemos a história dos cachinhos dourados e os três ursos. A escolha da história é sempre priorizando as que eles já conhecem. É o primeiro contato que eles possuem com o idioma, portanto, precisamos trazer algo que eles já tenham um conhecimento prévio e, assim, consigam entender o contexto do que está sendo passado”, explica Gabriela Gois.
É muito comum as pessoas fazerem a tradução literal de palavras e expressões do inglês para o português, e com as vivências culturais isso não é diferente. Outro projeto bilíngue feito pelo colégio é o Valentine 's Day, que despertou a preocupação em desconstruir que o Valentine' s Day não necessariamente se trata do Dia dos Namorados.
“A tendência é você querer fazer uma associação ao pé da letra, mas, assim como as palavras, as vivências culturais às vezes possuem significados diferentes. Neste ano, optamos por trabalhar a história do Valentine 's Day e de quem era o tão famoso Valentine”, complementa Gabriela Gois, orientadora pedagógica de Inglês do Colégio Saber Viver.