FAKE NEWS

TOYOTA E AMAZON: É FALSO boato sobre empresas que fecharam em 2023 por conta do Governo Lula

Boato circula nas redes sociais bolsonaristas afirmando que empresas deixarão o país por conta de Lula; veja a verdade

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 17/01/2023 às 12:42 | Atualizado em 06/10/2023 às 8:47
Notícia
X

Um boato que circula pelas redes sociais afirma que empresas como Amazon, Toyota, Carrefour, Citroën, Riachuelo e Sadia fecharam no Brasil em 2023 por conta do Governo Lula, o que é falso — trata-se de fake news.

 

O texto, compartilhado especialmente entre eleitores bolsonaristas, afirma que essas grandes companhias estariam deixando o Brasil "por causa da política econômica de Lula”.

Para enganar os usuários das redes sociais, a mensagem enumera falsamente a suposta quantidade de funcionários que estariam sendo demitidos de cada companhia, citando 12 mil funcionários da Toyota e 17 mil da Amazon, por exemplo. 

>> Amazon anuncia demissão de 18 mil funcionários por "economia incerta", entenda

Quais as empresas que fecharam no Brasil em 2023? Entenda fake news

Segundo checagem do site Boatos.org, a mensagem contém características clássicas de uma mensagem falsa, repleta de erros de português e apresentando textos alarmantes com teor sensacionalista, simulando um falso senso de urgência.

TOYOTA

Em uma das fake news, o texto afirma que a Toyota anunciou o fechamento de uma fábrica no ABC Paulista devido à "economia incerta no país".

Acontece que o anúncio do fechamento da empresa aconteceu em abril de 2022 e não motivado pela instalação de um possível governo Lula. As operações foram transferidas para as unidades de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, no interior de São Paulo.

CARREFOUR

As mensagens também dizem que o Carrefour estaria demitindo 1.200 funcionários e encerrando as atividades no país.

O que realmente aconteceu é que o Carrefour comprou a rede Big e Big Bompreço e mudou o nome dessas unidades para Atacadão, que pertencem à rede Carrefour.

CITROËN

Outra empresa citada nas mensagens é a montadora Citroën. Os golpistas afirmam que a empresa estaria fechando as portas e estaria demitindo 13 mil pessoas, também devido à gestão econômica petista, com direito a um falso depoimento de funcionário.

Segundo o Boatos.org, não há registros de encerramento de plantas do grupo PSA, que engloba a Citroën e a Peugeot. A Stellantis, resultado da fusão da PSA com a Fiat, também nega o fechamento de fábricas.

AMAZON

A Amazon realmente anunciou a demissão de 18 mil funcionários, nessa que foi uma das maiores reduções de quadro da história. No entanto, o processo vai atingir funcionários de todo o mundo, e não somente o Brasil.

Ou seja, a decisão não leva em consideração exclusivamente a gestão petista, o que refuta a mensagem falsa compartilhada por bolsonaristas.

Veja também: SHEIN pode criar 100 MIL EMPREGOS no BRASIL

OUTRAS EMPRESAS

Grandes empresas citadas na fake news, como iFood, Cacau Show, Mercado Pago, Uber e Rede Baratão de Supermercados, não apresentaram demissões em massa nem encerramento das atividades no Brasil em 2023.

Lista de empresas que fecharam em 2023

Algumas lojas realmente fecharam unidades em 2023, mas não é possível cravar que isso tenha ocorrido devido à gestão do presidente Lula.

RIACHUELO FECHOU UNIDADE EM FORTALEZA

Segundo o portal Terra, a Guararapes, dona da rede Riachuelo, anunciou que vai encerrar as atividades de uma fábrica localizada em Fortaleza, resultando em 2 mil demissões. A justificativa da empresa não cita o governo Lula.

>> Fábrica Guararapes, dona da Riachuelo, fecha fábrica e demite 2 mil funcionários

"A decisão faz parte do planejamento estratégico da companhia, com foco em otimizar a operação fabril para intensificar a reatividade, eficiência e competitividade, aliado a um crescimento sustentável", afirmou a empresa.

SADIA DEMITIU EM 2022

A Sadia realizou demissões no ano passado, ou seja, antes da gestão Lula, e mesmo assim, em volume menor do que o relatado na fake news.

Segundo o Valor Investe, 25% dos cargos de direção da BRF foram eliminados da empresa em 2022.

Tags

Autor