AVIÃO PRESIDENCIAL

LULA QUER COMPRAR NOVO AVIÃO? Saiba tudo sobre novo avião presidencial que Lula quer comprar

LULA QUER COMPRAR AVIÃO? Entenda mudanças no avião presidencial almejadas por Lula

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 06/06/2023 às 12:28 | Atualizado em 19/06/2023 às 9:11
Notícia
X

O presidente Lula vai comprar um novo avião? Esse rumor passou a circular nas últimas após o chefe do Executivo participar de um almoço no Comando da Aeronáutica, em Brasília, no início deste mês.

Pessoas próximas ao mandatário afirmam que ele não está satisfeito com as aeronaves presidenciais atuais, e deseja usar um avião com maior autonomia de voo, que não exija muitas escalas. A informação é de Thaís Oyama, do UOL.

Lula também estaria se queixando do espaço do avião atual, desejando um veículo que possa acomodar mais convidados nas viagens, além de uma ampliação no quarto do casal e a implantação de um escritório.

Agora, a Força Aérea estuda duas alternativas: adaptar uma das duas aeronaves do modelo Airbus A330-200, compradas na gestão Bolsonaro por US$ 80 milhões, ou adquirir um novo avião, mesmo que usado, no padrão que o presidente deseja. Um possível modelo da aeronave não foi informado.

Novo avião presidencial de Lula

A primeira opção, que consiste em reformar um dos Airbus A330-200, demandaria um prazo de até 45 dias com o veículo parado, já que seria necessário colocar internet, suíte com chuveiro e uma sala reservada.

A FAB foi acionada para fazer a cotação do valor, mas o valor poderia subir a depender de mais exigências feitas por Lula e Janja.

Esse modelo possui capacidade para cerca de 250 passageiros e tem autonomia de até 16 horas de voo, segundo O Globo. A Aeronáutica defende que Lula só utilize a nova aeronave para voos longos.

Uma outra aeronave presidencial, um A-319, comprado por Lula no primeiro mandato, tem 18 anos de uso e está se aproximando da metade do seu ciclo de vida, exigindo uma reforma em breve. Esse modelo possui capacidade para 39 passageiros e possui suíte presidencial e chuveiro.

Lula quer comprar avião?

Apesar de as aeronaves presidenciais terem sido assunto no almoço com a FAB, a equipe de Lula nega. Confira a nota completa abaixo.

Além disso, o tema também está sendo detalhadamente estudado. Isso porque Lula foi informado que uma reforma em uma das aeronaves custaria quase o mesmo preço que a compra de um avião novo, o que teria desanimado o presidente.

Lula vai comprar avião?

Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) confirmou que Lula teve encontro na Aeronáutica, mas negou que haja conversas sobre a aquisição de um novo avião. Veja a nota na íntegra.

"A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu na Aeronáutica, assim como na Marinha e no Exército, nesta quarta-feira (31/5), para discutir assuntos referentes a projetos de cada Força, e da Defesa Nacional.

Não há nenhuma decisão sobre a aquisição de novo avião, nem foi esse o motivo da reunião dele com o Alto Comando da Aeronáutica".

VEJA ESTE CONTEÚDO RELACIONADO:

Tags

Autor