habitação

Ministro Waldez Góes e vice-presidente da Caixa participam no Recife do Fórum Norte e Nordeste da Construção

O evento, que começa nesta quinta-feira, 28, reúne ministros e parlamentares de todo o Brasil para discutir a criação de políticas públicas e os rumos da construção no país

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/09/2023 às 4:57 | Atualizado em 28/09/2023 às 5:22
Notícia
X

Conforme já havia antecipado o blog de Jamildo, nesta quinta e sexta-feiras (28 e 29/09), os olhos do setor da construção e habitação estarão voltados para os temas que estarão em debate na reunião do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), no Recife.

O evento vai congregar autoridades nacionais, estaduais e municipais, parlamentares, empresários e técnicos com o objetivo de discutir soluções e alternativas para enfrentar os principais desafios da construção civil nas duas regiões.

O encontro será no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife, das 8h às 19h, e será transmitido pelo canal do Fórum no Youtube.

Entre as presenças, estão o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; a vice-governadora Priscila Krause; o prefeito do Recife João Campos; o ministro da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o ministro das Cidades, Jader Barbalho; o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira; a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães; e o diretor nacional de Habitação da Caixa, Rodrigo Wermelinger.

A vice-presidente de habitação da Caixa Econômica, Inês Magalhães, será a representante do painel que discutirá sobre a operacionalização do “Minha Casa, Minha Vida”. Inês ressalta a importância do Fórum e divulga as metas do novo MCMV para as regiões:

“O Fórum Norte Nordeste da Construção Civil acontecerá num momento importante da retomada dos investimentos do Governo Federal em habitação e desenvolvimento urbano. O novo MCMV estabeleceu metas importantes de contratação em 2023 nas regiões Norte e Nordeste: serão contratadas 68.313 novas unidades habitacionais via FAR/Faixa 1 e outras 9.494 pelo MCMV-Entidades, representando quase 60% das contratações em áreas urbanas em todo o país”

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), fará parte do painel sobre Revitalização de Centros Históricos. Para pensar essa área da cidade de maneira integrada e explorar toda sua potencialidade, a Prefeitura do Recife lançou, em novembro de 2021’, o Recentro.

“A iniciativa prevê a manutenção, cuidado, intervenções físicas estruturantes e o desenvolvimento de processos sociais, culturais e econômicos necessários à transformação urbana sustentável e inclusiva, com incentivos fiscais para empreendedores destas áreas. Em dois anos o Recentro já atraiu cerca de R$ 326 milhões em investimentos privados e a própria Prefeitura está executando projetos públicos da ordem de R$ 100 milhões no território do centro”, destaca João Campos.

O deputado Fernando Marangoni diz que o Fórum é uma oportunidade única para reunir quem mais entende do setor da construção no Brasil e debater soluções para reduzir o déficit de habitação no país, principalmente nas regiões norte e nordeste:

“"O Fórum é uma oportunidade única para reunirmos quem mais entende do setor da construção no Brasil. Apenas no estado de São Paulo, de 2019 a 2022, mais de 200 mil famílias foram atendidas em programas habitacionais, dos quais estive à frente, e que transformaram verdadeiramente a vida das pessoas. Agora, como deputado federal e relator da medida provisória do novo programa Minha Casa, Minha Vida, percebemos que a necessidade é muito maior. O déficit habitacional do país é de 6 milhões de moradias, o que representa uma enorme parcela da população".

"Quando a gente fala em moradia, não estamos falando somente de unidade habitacional. É muito além disso. Engloba saúde pública, educação, segurança, emprego e renda e, o mais importante, desenvolvimento social”, afirma o deputado federal Marangoni (UNIÃO/SP), que também coordena quatro importantes frentes parlamentares no Congresso Nacional: Frente Parlamentar do Desenvolvimento Urbano Sustentável; Frente Parlamentar do Saneamento Básico; Frente Parlamentar dos Resíduos Sólidos e Frente Parlamentar dos Consórcios Públicos.

O evento é realizado pelo FNNIC em conjunto com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), com apoio do Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Fiepe, Sebrae-PE, Crea-PE, FPDUS, Viana & Moura Construções e Coopercon Brasil.

Tags

Autor