eleições 2024

Pesquisa Ipespe/JC: João Campos amplia vantagem e lidera em todos os cenários das Eleições 2024 no Recife

Terceira rodada de pesquisa Ipespe avaliou a intenção de voto dos recifenses para a prefeitura da capital em 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 27/12/2023 às 7:26 | Atualizado em 27/12/2023 às 7:46
Notícia
X

A terceira rodada de pesquisa Ipespe em parceria com o Jornal do Commercio, divulgada com exclusividade pelo blog de Jamildo nesta quarta-feira (27), mostra que o atual prefeito João Campos (PSB) somou 62% das intenções de voto para a prefeitura do Recife. Neste cenário, ele seria reeleito em primeiro turno.

O socialista abriu 49 pontos de vantagem contra o segundo colocado, o ex-prefeito e deputado estadual João Paulo (PT), que ficou com 13% das intenções de voto.

A distância é ainda maior para os demais nomes avaliados: Daniel Coelho e Priscila Krause, ambos do governo Raquel Lyra, ficaram com 5% e 4%, respectivamente. Gilson Machado, o candidato de Bolsonaro, ficou com 3%.

Dani Portela e Túlio Gadêlha, da federação PSOL e Rede, somaram 2% e 1%, respectivamente. 10% afirmaram que vão votar em branco ou vão anular o voto. Apenas 2% contaram não saber em quem votar.

A pesquisa Ipespe/JC foi realizada entre os dias 21 e 23 de dezembro, entrevistando 1 mil eleitores da capital de forma presencial. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95,45%.

Outros cenários

Ao todo, a pesquisa Ipespe/JC analisou sete cenários de pesquisa estimulada com os candidatos indicados acima, fazendo um rodízio de disputa com o atual prefeito.

Sem o deputado João Paulo na briga, João Campos abre ainda mais vantagem frente os demais candidatos, chegando a 72% de preferência entre os entrevistados.

Nestes cenários, Daniel Coelho e Priscila Krause chegam a dobrar seus respectivos desempenhos, alcançando 10%. Já o bolsonarista Gilson Machado tem seu melhor resultado quando totaliza 4%. Veja os demais cenários analisados na pesquisa.

CANDIDATO LISTA 2
LISTA 3
LISTA 4
LISTA 5
LISTA 6
LISTA 7
João Campos 70%
70%
72%
72%
70%
70%
João Paulo -
-
- - 12% 13%
Daniel Coelho 10%
- -
10% 7% -
Priscila Krause - 10%
9% - - 6%
Gilson Machado 3%
4%
4%
4%
3% 4%
Dani Portela 3%
4%
-
- - 2%
Túlio Gadelha -
- 3% 2% 2% -
Nenhum/Branco/Nulo 12% 10% 10% 10% 5% 4%
Não sabe/Não respondeu 2% 2%
2%
2% 1%  2%

Como estava na pesquisa anterior?

Na segunda rodada de pesquisa Ipespe, divulgada em outubro, João Campos (PSB) também seria reeleito nas Eleições 2024 em todos os cenários de primeiro turno avaliados no levantamento. Na ocasião, ele registrou 50% das intenções de voto no cenário principal.

Também dividido em sete cenários, o relatório detalhou que João Campos derrotaria nomes como o deputado estadual e ex-prefeito João Paulo (PT), a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), o secretário de Turismo Daniel Coelho (Cidadania), o ex-ministro Gilson Machado (PL) e o deputado federal Túlio Gadelha (Rede).

E no mês de maio?

Na primeira pesquisa do Ipespe/JC de 2023, divulgada em maio, o prefeito João Campos (PSB) liderou as intenções de voto entre os eleitores da capital no primeiro e no segundo turno.

Em todos os sete cenários avaliados, o socialista liderou a intenção de voto dos entrevistados com larga vantagem, derrotando nomes como Marília Arraes (Solidariedade), João Paulo (PT), Priscila Krause (Cidadania), Daniel Coelho (Cidadania), Clarissa Tércio (PP) e André Ferreira (PL).

Tags

Autor