Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br
Coluna JC Negócios

Morre Noel Barbosa, criador do supermercado GBarbosa, maior rede de Sergipe

Barbosa ficou conhecido por participar de uma série de negócios que iam de supermercados e empreendimentos imobiliários a shoppings, supermercados e hotelaria

Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 09/02/2021 às 20:45 | Atualizado em 10/02/2021 às 19:47
Empresário Noel Barbosa - Cortesia

Faleceu, nesta terça-feira (9), aos 79 anos, o empresário e líder empresarial sergipano Noel Barbosa, em decorrência da covid-19. Natural de Itabaiana, em Sergipe, ele foi sócio da rede de supermercados GBarbosa, hoje controlada pelo grupo chileno Ceconsud. 

Barbosa ficou conhecido por participar de uma série de negócios que iam de supermercados e empreendimentos imobiliários a shoppings, supermercados e hotelaria.  Era irmão do também empresário Gentil Barbosa, que fundou a rede de supermercados GBarbosa, colocando a primeira letra do seu nome na marca.

O empresário tinha participações em empreendimentos do Grupo JCPM no segmento de shopping center no Nordeste, entre eles, os dois principais de Aracaju, em Sergipe:  RioMar Aracaju e o Jardins.

O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, disse que Noel Barbosa foi um grande amigo e parceiro dos negócios. Empresário discreto, atuante e atento às oportunidades do mercado, era um dos grandes nomes de Sergipe e do Nordeste.

“Nossos caminhos se cruzaram há muitos anos, quando eu atuava no varejo de supermercado e ele também. Depois, nos tornamos sócios em empreendimentos no setor de shopping center, tanto em Aracaju como em outras cidades da região Nordeste”, disse João Carlos.

O empresário prestou o seu maior pesar “pela perda de um amigo como poucos. Da pessoa sincera, cordial e de excelente caráter”.

"Infelizmente, nesse último ano, formos forçados a nos manter distantes. Guardarei as melhores lembranças dele. Fará falta”, concluiu.

NOEL BARBOSA - DIVULGAÇÃO

Noel começou sua vida empresarial aos 12 anos como auxiliar de uma mercearia que vendia secos e molhados, no Centro de Aracaju. Em 1961, abriu a primeira filial, no município de Tobias Barreto, e inaugurou, em sociedade com o irmão Gentil, o primeiro supermercado do grupo, em 1963, focado nas classes de menor poder aquisitivo.

Ao longo dos anos, Noel Barbosa foi abrindo muitas outras lojas em Aracaju e no interior de Sergipe. No início da década de 1980, o GBarbosa chegou ao interior da Bahia, na cidade de Esplanada. Em outubro de 2000, a marca estreou na capital da baiana, Salvador.

NOEL BARBOSA - DIVULGAÇÃO

No ano de 2001, a rede sergipana foi vendida para o grupo holandês Royal Ahold. Mas o grupo só ficou um pouco mais de quatro anos no controle da empresa. Na época, o GBarbosa foi presidido pelo executivo Marcelo Silva. Ontem, ele disse que conheceu Noel quando assumiu o GBarbosa em 2002. “Uma pessoa simples, afável, da melhor qualidade!”

Em 2005, o G Barbosa ampliou e modernizou sua atuação e apresentou ao mercado a primeira loja no formato Eletro Show na cidade de Itaporanga, em Sergipe.

Em novembro de 2007, a rede nascida e criada em Sergipe passou a ser comandada pela varejista chilena Cencosud, que escolheu a marca como a principal bandeira a ser trabalhada no Brasil.

Em 2011, a rede deu continuidade ao crescimento e se estabeleceu na cidade de Fortaleza com mais quatro lojas no formato de supermercado, contando também com a aquisição da rede cearense Super Família. Na mesma época, aumentou seu domínio na Bahia.

Sem o GBarbosa, Noel continuou a empreender especialmente no setor de shopping center participando de vários empreendimentos. Ele era o mantenedor hoje do Grupo Petrox, sócio dos dois shoppings de Aracaju, dono do NB Hotel e de tantos outros negócios em Sergipe liderados pela NB Empreendimentos.

Ele entrou no ramo de hotelaria com o hotel executivo em frente ao Shopping Jardins, numa área privilegiada e de fácil acesso, que conta com uma estrutura focada no turismo executivo quanto ao turismo de lazer.

O empreendimento abriga 136 suítes, sendo oito destinadas a portadores de necessidades especiais.

Recentemente, ele tinha entregado a Aracaju um novo empreendimento o Complexo Financeiro Noel Barbosa, de autoria do escritório Immobile Arquitetura, destinado a ser uma central de agências bancárias de serviço mais sofisticado. Noel também era investidora de uma série de projetos imobiliários.

Em 2018, quando o Congresso discutiu a criação de um fundo de campanha para as eleições ele disse ser contra: “Isso é um grande absurdo. Isso não tem o menor cabimento. Não existe”. Para Noel, o dinheiro deveria ser aplicado em outras prioridades da vida pública.

“O país já está numa enrascada e ainda dá dinheiro público para particular? Tem alguém doido aí? Não existe isso não. Quem quiser ser vereador, deputado ou senador que faça sua própria campanha com o dinheiro que tiver”, disse Noel Barbosa.

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, se manifestou sobre a morte nas redes sociais. “Sergipe perdeu hoje um dos maiores empreendedores da sua história, que deixa um legado de quase 60 anos de obras e realizações que levaram o nome do nosso estado com orgulho para todo o país. Foi com imenso pesar e consternação que recebi a notícia da morte de Noel Barbosa, de 79 anos”, disse.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também usou as redes sociais para se manifestar sobre a sobre a morte do empresário. “Foi com muita tristeza que tomei conhecimento do falecimento do empresário Noel Barbosa, em decorrência da Covid-19. Noel Barbosa foi um dos grandes empreendedores sergipanos, com expressiva parcela de contribuição no desenvolvimento de Aracaju e de Sergipe. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos, funcionários de seus empreendimentos e admiradores”, afirmou.

VEJA TAMBÉM

Pernambuco perde Licínio Dias Filho, empresário que ajudou a difundir o vinho no Nordeste

Pernambuco perde o empresário José Ricardo Barbosa, criador do Café Petinho e que ligou Luiz Gonzaga à marca

"Faltou, Telefonou, Chegou" - Pernambuco perde o empresário José Maria de Miranda, criador da Z. Albuquerque

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS