Quando se fala de Carnaval, logo nos vem à cabeça músicas que ficaram na memória, seja por um envolvimento pessoal que a canção fez parte, seja por ter sido a mais tocada no período, seja por um comercial que marcou época e consagrou um personagem que fixou a marca da empresa.
Davanira, criada pelo publicitário Carol Fernandes, que liderava a Itaity Publicidade e comandou por várias décadas a propaganda das Casas José Araújo, é até hoje um marco pelo que fixou no imaginário popular.
Na verdade, Carol Fernandes de Aguiar e Silva, ou simplesmente Carol, era, essencialmente, um grande estrategista de vendas, que na hora de criar suas peças incluía música.
Ainda hoje, pode perguntar a qualquer publicitário mais jovem se na faculdade ele não recebeu de seus professores spots de jingles como Davanira, Festa da Conceição, para as Casa José Araújo. Ou não lhe mandaram recitar o "Discurso do Cego", texto feito para a Casa Lux.
Mas Davanira virou um ícone do Carnaval. Essa campanha veiculou no período do Carnaval de 1992. Foi ambientada na cidade de Olinda, com a participação de componentes do bloco carnavalesco “As Virgens de Olinda”, bloco irreverente com mais de 600 desfilantes vestidos de mulher. Todos cantando o bordão:
“Davanira é ela/ Tire sua roupa da janela/ Toda vez que vejo ela sem você/ Só me alembro de você sem ela.”
- Modelo S Tesla já custa menos de dois bitcoins após Elon Musk investir US$ 1,5 bi na criptomoeda
- Morre Noel Barbosa, criador do supermercado GBarbosa, maior rede de Sergipe
- Banco Central independente protege país da intervenção de presidentes usando a força
- Atividade da geração com 80 anos ou mais é fato novo revelado pela vacinação no Brasil
Essas campanhas nunca saíram da memória do povo pernambucano e suas estratégias criativas são estudadas nas escolas de Publicidade e Propaganda, como um exemplo de sucesso, pois a identidade de um povo é marca forte na lembrança.
Além de Davanira, Carol Fernandes criou um outro comerciai vinculado ao Carnaval, no qual ele faz homenagem ao maestro Nelson Ferreira, que também é considerado um dos nomes do Carnaval de Pernambuco.
O mercado publicitário sempre aposta no Carnaval. As cervejarias, em especial, apostam muito na festa pelo fato dela representar mais de 25% de todas as vendas do setor no ano. A gigante Ambev sempre apostou muito na marca Skol, que tem preço baixo e é o carro chefe de suas vendas.
A Skol também tem comerciais de homens vestidos de mulheres que marcaram época e que ajudam na ideia de beber e conquistar alguém no meio da folia.
O governo também aposta no Carnaval para suas campanhas de saúde como, por exemplo, as campanhas contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.
De qualquer forma, o comercial de Carnaval é sempre um bom momento de vendas, mas também de fixação de marcas.