O Grupo SEB, fundado pelo empresário Chaim Zaher, é uma empresa com origem brasileira que hoje está presente em mais de 20 países.
O empresário aposta em franquias e em 2020 comprou 70% da operação global carro-chefe do grupo, a escola bilíngue Maple Bear.
A rede inclui também escolas próprias, como a Escola Concept, que se enquadra na categoria “ultra-premium”.
A empresa tem mais de 6 mil professores que participam ativamente da vida de mais de 310 mil estudantes em mais de 30 países, preparando estudantes para os desafios do futuro
Ele é dono da rede mundial da escola canadense bilíngue Maple Bear que, junto com Sphere International School e Luminova, formam nossa unidade de franquias.
Quem é o novo dono do Colégio Santa Maria?
O Colégio Santa Maria foi vendido ao Grupo SEB. Fundado por Chaim Zaher, acionista das empresas de educação Yduqs (YDUQ3) Participações e Cogna Educação (COGN3), o empresário é um dos mais antigos investidores em educação privada no país.
Nos últimos anos, Chaim Zaher tem investido em educação básica, principalmente escolas chamadas “premium”, bilíngues e com mensalidades mais altas.
Ano passado, ele admitiu que Grupo SEB planejava listar na bolsa Nasdaq (US100), nos Estados Unidos, uma unidade que reúne escolas privadas premium como a Maple Bear e Luminova, disse o controlador e presidente-exeuctivo, Chaim Zaher.
Escolas gerenciadas pelo Grupo SEB
Maple Bear
A SEB controla 70% da Maple Bear, que supervisiona uma rede de 532 escolas privadas em 30 países, de propriedade de franqueados.
Mesmo com a pandemia, a Maple Bear continuou crescendo e acrescentou 60 novas escolas à rede de franqueados no ano passado.
Zaher estima que a unidade que será separada da SEB tenha Ebitda em torno de 50 milhões de dólares, e prefere a listagem na Nasdaq pelos múltiplos mais altos atribuídos pelos investidores.
Outras redes
Ele controla ainda a rede de Escolas de Vanguarda, como a Concept; Escolas Premium, como a Pueri Domus. Carolina Patrício, Pueri Bilíngue Candanguinho e Sphere; e Escolas de Alta Performance, como Escolas SEB, escolas AZ, Colégio Einstein e Visão.
O Grupo SEB controla também uma editech, a Conexia, que faz desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras, com mais de 7 metodologias proprietárias, sejam voltadas às suas unidades e outras escolas.
Gestão do Grupo SEB
O empresário Chaim Zaher tem como diretora-executiva da instituição sua filha, Thamila Zaher.
Ele acredita que sua sucessora é capaz de assumir à frente dos negócios (quando chegar o momento) e lidar com o dia a dia da empresa.
Ela é uma de suas quatro para as filhas, que já acompanhavam as rotinas de reuniões do pai desde os oito anos de idade.
Thamila assumiu o primeiro cargo executivo no Grupo SEB aos 17 anos, como diretora administrativa de uma das escolas da empresa.