Na tentativa de ampliar a participação da bicicleta nas cidades brasileiras, uma pesquisa nacional foi lançada para ser respondida pela população, tanto a que pedala como a que não usa bike, mas tem vontade. Gente que gostaria e até planeja pedalar, mas não executa porque tem medo do trânsito, por exemplo. Na pesquisa, a oferta da infraestrutura para as bicicletas é um dos pontos questionados, sendo uma excelente oportunidade de as pessoas reivindicarem mais ciclovias, ciclofaixas, rotas e até mesmo a redução do limite de velocidade das vias. O objetivo é fundamentar uma estratégia nacional de ciclomobilidade no País numa perspectiva até 2030.
PARTICIPE AQUI da pesquisa: http://bit.ly/pesquisanacionalbicicleta
O levantamento está sendo realizado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), WRI Brasil, Abradibi, Abraciclo, Aliança Bike, Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Tembici, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A Pesquisa Pública para Estratégia Nacional da Bicicleta é digital e leva aproximadamente dez minutos para ser respondida. É um questionário que deve ser respondido por quem tem mais de 15 anos, ciclista ou não, e de qualquer cidade brasileira. Mesmo aquelas que ainda não têm nenhum tipo de estímulo à bicicleta.
A Estratégia Nacional da Bicicleta é uma ação prevista no Programa Bicicleta Brasil (PBB), criado pela Lei 13.724/18, a partir do acordo de cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional Urbano, ligada ao MDR. No questionário, são feitas perguntas sobre o uso de bicicletas compartilhadas, a integração com o transporte público, a importância da manutenção e requalificação da pouca infraestrutura existente, além dos principais receios das pessoas para pedalar. Colabore!