O Recife ganhará uma nova Faixa Azul em breve, como são chamadas as faixas exclusivas para o transporte público na capital e que representam ganhos de até 100% na velocidade dos coletivos. O novo equipamento será implantado na Avenida Visconde de Jequitinhonha, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A região já conta com três corredores com exclusividade ao transporte coletivo: Avenidas Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, Herculano Bandeira (apenas um trecho) e Mascarenhas de Moraes - este, o primeiro equipamento da cidade.
- Faixa Azul em ritmo lento no Recife. Muita promessa e pouca expansão
- Promessa de Faixa Azul nas Avenidas Rui Barbosa e Visconde de Jequitinhonha. E, mais uma vez, na Agamenon Magalhães
- Faixa Azul começa a valer para os ônibus na Agamenon Magalhães
- Faixa Azul para os ônibus será ampliada na Agamenon Magalhães, no Recife
- Faixa Azul da Agamenon Magalhães terá fiscalização eletrônica a partir do dia 30 de agosto
O equipamento começará a ser implantado na próxima semana, a partir da quinta-feira (23), sendo concluído na sexta (24). Deverá beneficiar 78 mil pessoas diretamente, que são transportadas em 12 linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Visconde de Jequitinhonha, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), responsável pela implantação. Serão apenas 2,2 quilômetros de extensão na via, mas ela integrará o chamado corredor Centro-Sul, que começa na Avenida Agamenon Magalhães, área central, e entra na Zona Sul pelas Avenidas Herculano Bandeira, no Pina, e Domingos Ferreira, no Pina e em Boa Viagem. Assim, totalizará 8,2 quilômetros de extensão.
A Avenida Visconde de Jequitinhonha não enfrenta grandes congestionamentos porque começa depois do centro econômico de Boa Viagem e faz a ligação do Recife com o município de Jaboatão dos Guararapes - é fato -, mas é simbólica porque, além de dar continuidade ao corredor da Domingos Ferreira, é mais um espaço prioritário para o transporte público.
Com o novo equipamento,o Recife passa a ter 67 quilômetros de corredores exclusivos, sendo 44 quilômetros implantados desde 2013 com o Projeto Faixa Azul, que já beneficia mais de 1 milhão de passageiros de ônibus todos os dias.