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Ciclovia da Avenida Caxangá já tem recursos garantidos por emenda parlamentar. Agora, só depende da vontade da gestão pública

Uma ciclovia na Avenida Caxangá é uma dívida antiga dos gestores públicos com a população que usa e que defende a ciclomobilidade

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Roberta Soares

Publicado em 05/11/2021 às 18:16 | Atualizado em 05/11/2021 às 18:20
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Não será a falta de recursos que inviabilizará a implantação de uma ciclovia na Avenida Caxangá, eixo viário mais importante da Zona Oeste do Recife e de ligação com a Região Metropolitana, e onde um ciclista foi violentamente atropelado por um motorista que estaria em alta velocidade, na tarde do dia 3/11. Na semana passada, a vereadora Liana Cirne (PT) apresentou uma emenda parlamentar à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 para a construção do equipamento na Caxangá. Foram garantidos R$ 160 mil. O cálculo para embasar esse valor foi feito pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) com base no Plano Diretor Cicloviário (PDC) da Região Metropolitana do Recife. No estudo, a Ameciclo simula um custo de R$ 29 mil por cada quilômetro de ciclovia. Assim, para os 5,5 km da Caxangá o custo estimado seria de R$ 159.500.

Ou seja, a emenda parlamentar garante o recursos e, agora, só dependerá da vontade da gestão municipal de emplacar o projeto a partir de 2022. Segundo contagens feitas pela Ameciclo, a Avenida Caxangá recebe uma média de 10 mil ciclistas por dia - de acordo com a soma de contagens realizadas em 2015, 2019 e 2020 - e é uma das vias com o trânsito mais violento da cidade. Foram mais de 1.500 colisões e atropelamentos de 2015 até 2021. Somente até julho deste ano, foram 51 colisões e atropelamentos na avenida, sendo cinco com ciclistas.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Além da via, serão estudadas estruturas cicloviárias para a Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, a Avenida Agamenon Magalhães e a Avenida Cruz Cabugá, na área central da cidade - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Confira a emenda

Emenda Impositiva LOA Ciclovia Caxangá by Roberta Soares on Scribd

 PROMESSAS

Uma ciclovia na Avenida Caxangá é uma dívida antiga dos gestores públicos com a população que usa e que defende a ciclomobilidade. Constava ainda do projeto do Corredor de BRT Leste-Oeste, que corta a Zona Oeste do Recife e conecta Camaragibe, na RMR, ao Centro da capital, em 16 km. A promessa, ainda na primeira gestão do governador Eduardo Campos, também do PSB, era um equipamento ao longo de toda a avenida. Mas nada aconteceu.

Não é mais acidente de trânsito. Agora, a definição é outra nas ruas, avenidas e estradas do Brasil

Um ousado plano para a bicicleta no Recife

Em 2014, depois que o Estado gastou quase R$ 1 milhão para executar o PDC, também sob a gestão e com o aval de Eduardo Campos, mais uma vez a Avenida Caxangá foi indicada para receber uma ciclovia. Mas nada até hoje. Nem ciclovia na Caxangá, nem ampla implantação do PDC, que segue, sete anos depois, com menos de 16% executado.

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Sob a ótica da bicicleta, a Avenida Caxangá é um dos eixos mais importantes para quem pedala e, ao mesmo tempo, extremamente temido - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

MOTORISTA RECEBE ALTA

O motorista que atropelou o ciclista Flávio Antônio, 42 anos, no início da tarde de quarta-feira (3/11), já recebeu alta do Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife. Elias Severino da Silva, 49, chegou à unidade desorientado e com dores no braço esquerdo. Segundo informações repassadas pela assessoria de imprensa do HR, ele fez uma tomografia e ficou em observação neurológica, mas como evoluiu bem, foi liberado. Nenhum exame de alcoolemia foi realizado. Nem no local do sinistro de trânsito, porque o condutor foi socorrido, nem no hospital. O HR informou que a unidade não faz o procedimento para verificar ingestão de álcool por condutores.

O atropelamento do ciclista, segundo a Polícia Civil, já está sendo investigado. O caso está com a Delegacia de Polícia e Delitos de Trânsito, sob o comando do delegado Derivaldo Falcão. A Civil garantiu que diligências já começaram a ser feitas.

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