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Uber em crise? Com prejuízo recorde, empresa reduz contratações e orçamento

O e-mail, que segundo o canal norte-americano CNBC, foi assinado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, citou a necessidade de adequações

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JC

Publicado em 09/05/2022 às 18:33 | Atualizado em 09/05/2022 às 20:32
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Depois de comunicar um prejuízo trimestral 54 vezes maior do que o registrado no primeiro trimestre de 2021, a Uber comunicou aos seus funcionários, por meio de e-mail institucional, que está enxugando o orçamento e revisando a necessidade de contratações. A informação foi divulgada pela CNBC e expõe uma mudança de estratégia da empresa em meio aso impactos da crise em que seu negócio vive, após o baque da pandemia e a disparada da inflação e preço dos combustíveis nos mercados onde atua.

O e-mail, que segundo o canal norte-americano, foi assinado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, citou a necessidade de adequações em meio a “mudanças sísmicasna vontade dos acionistas.

“Trataremos a contratação como um privilégio e seremos criteriosos sobre quando e onde acrescentaremos novos funcionários”, diz trecho do e-mail divulgado, em relação à contratação de pessoal e também a gastos com publicidade. 

"Começamos a demonstrar o poder da plataforma, que é uma vantagem estrutural que nos diferencia. Como você sabe, nossa estratégia aqui é simples: trazer os consumidores em mobilidade ou em entrega, encorajá-los a experimentar o outro, e amarrar tudo junto com um programa de adesão convincente. A vantagem aqui é óbvia, mas temos que mostrar o valor da plataforma em termos reais em dólar. Estamos servindo mercados de vários trilhões de dólares, mas o tamanho do mercado é irrelevante se ele não se traduzir em lucro", afirmou o CEO. 

LARISSA ALVES/SJCC
Nos primeiros três meses do ano, a Uber faturou US$ 6,9 bilhões (R,8 bilhões) um aumento sobre os US$ 2,9 bilhões (R$ 14,63 bilhões) faturados no mesmo período do ano anterior - LARISSA ALVES/SJCC

Na semana passada, a Uber divulgou resultados trimestrais bastante negativos. Nos primeiros três meses do ano, a Uber faturou US$ 6,9 bilhões (R$34,8 bilhões) um aumento sobre os US$ 2,9 bilhões (R$ 14,63 bilhões) faturados no mesmo período do ano anterior.

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Ao mesmo tempo, a empresa também apresentou um prejuízo de US$ 5,9 bilhões (R$ 29,77 bilhões) durante o período, 54 vezes menor que o mesmo período em 2021.

As perdas foram atribuídas ao faturamento de custos, investimentos e incentivos para atrair motoristas e passageiros.

Leia o e-mail revelado pela CNBC:

“Equipe Uber…
Após os resultados, passei vários dias encontrando investidores em Nova York e Boston. É claro que o mercado está passando por uma mudança sísmica e precisamos reagir de acordo. Minhas reuniões foram super esclarecedoras e gostaria compartilhar algumas reflexões com todos vocês. Ao lê-las, tenham em mente que, apesar de os investidores não dirigirem a empresa, eles são os donos dela — e nos confiaram o bom andamento da companhia. Nós definimos a estratégia e tomamos as decisões, mas precisamos fazê-lo de uma forma que sirva, em última análise, aos nossos acionistas e seus interesses a longo prazo.

1. Em tempos de incerteza, os investidores buscam a segurança. Eles reconhecem que somos o líder em escala em nossas categorias, mas não sabem o quanto isso vale. Citando Jerry Maguire, precisamos lhes mostrar o dinheiro. Fizemos grandes progressos em termos de rentabilidade, estabelecendo uma meta de US$ 5 bilhões em EBITDA ajustado em 2024. Mas as metas de lucro mudaram. Agora se trata de fluxo de caixa livre. Podemos (e devemos) chegar lá rapidamente. Haverá empresas que decidirão ignorar o problema e serão lentas nas mudanças. A dura verdade é que muitas delas não vão sobreviver. O colaborador médio na Uber mal passa dos 30 anos, o que significa que você passou sua carreira em uma corrida de touros longa e sem precedentes. Este próximo período será diferente, e exigirá uma abordagem diferente. Saiba que não vamos ignorar os fatos. Vamos conhecer o momento.

2. Os investidores finalmente entendem que somos completamente diferentes da Lyft e de outras plataformas que fazem somente o transporte de passageiros. Eles estão incrivelmente entusiasmados com o ritmo de nossa inovação, com a rapidez com que estamos nos recuperando e com as enormes oportunidades de crescimento, como Hailables e Taxi. Enquanto eles reconhecem que estamos ganhando, ainda não sabem o “tamanho do prêmio”. Suas perguntas vão desde: “Alguém além de você ganhou dinheiro no transporte sob demanda?” até “As corridas compartilhadas já existe há algum tempo, por que ninguém mais é lucrativo?”. Eles veem como o TAM é grande, eles simplesmente não entendem como isso se traduz em lucros significativos e fluxo de caixa livre. Temos que mostrar a eles.

3. Os investidores estão felizes com o crescimento do [Uber] Delivery saindo da pandemia, e veem que tivemos um desempenho melhor do que muitos outros vencedores pandêmicos. Devo admitir que foi uma pequena surpresa para mim, porque acredito firmemente que Delivery deve crescer ainda mais rápido. As principais questões foram: “O delivery é um bom negócio e por quê?” e “O que acontece se entrarmos em uma recessão?”. Precisamos responder a estas duas perguntas com resultados inegavelmente fortes.

4. Os investidores que perguntaram sobre o [Uber] Freight adoram o Freight. Entretanto, menos de 10% deles perguntaram sobre o assunto. Freight precisa ser ainda maior para que os investidores reconheçam seu valor e o amem tanto quanto eu.

5. Cumprir o momento significa fazer concessões. A taxa de obstáculos para nossos investimentos aumentou, e isso significa que algumas iniciativas que requerem capital substancial serão desaceleradas. Temos que ter certeza de que nossa economia unitária funcionará antes de irmos para a grandeza. O marketing menos eficiente e os gastos com incentivos serão puxados para trás. Trataremos a contratação como um privilégio e seremos deliberados sobre quando e onde acrescentaremos o número de funcionários. Seremos ainda mais duros com relação aos custos em todos os aspectos.

6. Começamos a demonstrar o poder da plataforma, que é uma vantagem estrutural que nos diferencia. Como você sabe, nossa estratégia aqui é simples: trazer os consumidores em mobilidade ou em entrega, encorajá-los a experimentar o outro, e amarrar tudo junto com um programa de adesão convincente. A vantagem aqui é óbvia, mas temos que mostrar o valor da plataforma em termos reais em dólar. Estamos servindo mercados de vários trilhões de dólares, mas o tamanho do mercado é irrelevante se ele não se traduzir em lucro.

7. Temos que fazer tudo isso enquanto continuamos a oferecer uma experiência excepcional e diferenciada para os consumidores e ganhadores. Quer alguém esteja reservando passeios para uma viagem de verão com amigos, ou com os pais confiando no Uber Eats para tudo, desde mercearias a jantares e fraldas, cabe a nós fazer com que cada interação seja excelente. O mesmo vale para qualquer pessoa que venha a Uber para ganhar. Respondemos à pandemia nos tornando centrados no ganho de uma forma que nunca fomos antes. Estamos inovando para os que ganham, pensando profundamente em sua experiência e nos colocando em seu lugar — literalmente — dirigindo, entregando e comprando nós mesmos. Devido às centenas de melhorias nesta área, as pessoas que querem ganhar com flexibilidade estão agora chegando a Uber primeiro, onde se beneficiam de nossa escala, diversificação e compromisso de tratá-las com respeito.

Nunca tive tanta certeza de que venceremos. Mas isso vai exigir o melhor de nosso DNA: agitação, coragem e inovação de definição de categoria. Em alguns lugares, teremos que recuar para correr à frente. Teremos absolutamente que fazer mais com menos. Isto não será fácil, mas será épico. Lembre-se de quem nós somos. Somos Uber, uma empresa de geração única que se tornou um verbo e mudou o mundo para sempre. Vamos escrever o próximo capítulo de nossa história, trabalhando juntos como

#OneUber, e vamos torná-la lendária.

VÁ EM FRENTE!

Dara”

 

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