Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

Uso de máscaras nos aplicativos, como Uber e 99: veja as novas determinações

A 99 já tinha se posicionado sobre a liberação do uso e agora foi a Uber quem soltou comunicado para os motoristas e passageiros

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 11/05/2022 às 12:15 | Atualizado em 11/05/2022 às 12:15
Em abril de 2022, o governo de Pernambucoliberou o uso de máscaras contra a covid-19 nos ambientes fechados - FELIPE RIBEIRO/ JC IMAGEM

Um mês depois de o governo de Pernambuco liberar o uso de máscaras contra a covid-19 nos ambientes fechados e nos aplicativos de transporte privado individual de passageiros, como Uber e 99 - embora siga recomendando a utilização nos apps -, a empresa Uber atualizou as políticas e regras relativas ao uso da proteção facial pelos passageiros e motoristas.

E-mail enviado para todos os parceiros e clientes da plataforma informa que valem as regras determinadas por cada governo estadual. Ou seja, no caso de Pernambuco, o uso do equipamento está liberado. Tanto para motoristas como para passageiros.

É claro que, quem quiser, poderá seguir utilizando máscaras - como tem acontecido nos ambientes fechados, por exemplo -, mas o não uso nos veículos da Uber deixou de ser motivo de desentendimento.

“A Uber orienta todos os seus parceiros e usuários para que sigam o que determinam as normas e autoridades locais. Em algumas cidades que não há mais exigência do uso de máscaras no transporte individual privado de passageiros, seu uso passa a ser facultativo também em viagens do aplicativo”, diz a plataforma no comunicado.

Diferentemente da Uber, a empresa 99 se posicionou logo após a decisão do governo de Pernambuco, ao ser provocada pela imprensa e, na época, seguiu a determinação do governo do Estado, de liberação do uso - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Diferentemente da Uber, a empresa 99 se posicionou logo após a decisão do governo de Pernambuco, ao ser provocada pela imprensa e, na época, seguiu a determinação do governo do Estado, de liberação do uso.

“A 99 orienta seus usuários com base nas diretrizes de cada localidade em que atua. A companhia ressalta ainda que tem como compromisso seguir todas as determinações das autoridades de saúde brasileiras nas recomendações direcionadas aos usuários do serviço”, disse.

A empresa Uber atualizou as políticas e regras relativas ao uso da proteção facial pelos passageiros e motoristas - FELIPE RIBEIRO/ JC IMAGEM

TRANSPORTE PÚBLICO

O uso das máscaras contra covid-19 segue obrigatório no transporte público do Estado - ônibus da Região Metropolitana, transporte intermunicipal e Metrô do Recife -, mas liberado nos terminais integrados e de passageiros.

Na prática, entretanto, as pessoas não têm respeitado o uso nos coletivos e metrô. No dia a dia, são muitas as pessoas viajando sem proteção.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS