Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

Bicicletas: Brasil tem pouco mais de 4 mil km de ciclofaixas e ciclovias. Confira

Além disso, 55% das capitais não têm sequer 100 quilômetros de estrutura. Cenário de dar vergonha

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 13/06/2022 às 15:54 | Atualizado em 15/06/2022 às 16:13
Modais ativos também deveriam receber estímulo no lugar do carro popular - Marcos Pastich/PCR

Não é só o Recife que segue deixando a desejar em infraestrutura para quem gosta ou precisa pedalar. O Brasil também vai de mal a pior. As 27 capitais do País totalizam, juntas, pouco mais de 4 mil quilômetros de ciclofaixas e ciclovias - o primeiro equipamento predominante na maioria delas. Além disso, 55% das capitais não têm sequer 100 quilômetros de estrutura.

No levantamento, realizado pela Aliança Bike - entidade que congrega o setor de ciclismo, é apontada a quantidade de 4.146,38 quilômetros de infraestrutura cicloviária, o que representa uma média de 153,57 quilômetros por capital e 9,85 quilômetros para cada 100 mil habitantes - o que é muito pouco, não há como negar.

Bicicletas: Recife é a sétima capital brasileira em ciclofaixas e ciclovias do País. Confira o ranking

"Os números mostram que 55% das capitais brasileiras não têm sequer 100 km de malha cicloviária. E a média de 153 km por cidade é um dado de causar vergonha e indignação, tendo em vista a demanda histórica das cidades brasileiras com todos os ciclistas”, critica a Aliança Bike.

E a situação não é pior por causa de quatro capitais apenas. “Quatro cidades puxam a média pra cima: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza. A maioria das capitais não têm sequer uma rede, tem um punhado de infraestruturas soltas”, reforça.

A cidade de São Paulo está seguida por Brasília, com 475 km. Na sequência, vem o Rio de Janeiro, com 450 km; Fortaleza, com 411 km; e Salvador, com 308,59. Na lanterna do ranking estão Macapá, com apenas 18 km; Porto Velho, com 24 km; e Manaus, com 35 km - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

RANKING DE CICLOFAIXAS E CICLOVIAS

No topo do levantamento está a cidade de São Paulo, com 699,2 km de ciclovias e ciclofaixas, seguida por Brasília, com 475 km. Na sequência, vem o Rio de Janeiro, com 450 km; Fortaleza, com 411 km; e Salvador, com 308,59.

CONFIRA o levantamento AQUI

Na lanterna do ranking estão Macapá, com apenas 18 km; Porto Velho, com 24 km; e Manaus, com 35 km. O Recife aparece na 7ª posição. 

A Aliança Bike pondera que, embora o levantamento seja importante para dimensionar e comparar os atrasos e avanços nas políticas cicloviárias, é limitado porque não inclui informações sobre a qualidade, manutenção e uso das estruturas - Diego Nigro/PCR

Na análise da quilometragem pela população, a cidade de Rio Branco fica em 1º lugar, com 26,22 km para cada 100 mil habitantes; seguida por Florianópolis (23,53 km) e Vitória (18,94 km). Manaus, com 1,55 km para cada 100 mil habitantes, São Luís (3,23 km) e Macapá (3,45 km) são as piores sob essa ótica.

Confira o especial multimídia O EXEMPLO DE FORTALEZA

Confira o especial multimídia ELES SÓ QUERIAM PEDALAR

A Aliança Bike pondera que, embora o levantamento seja importante para dimensionar e comparar os atrasos e avanços nas políticas cicloviárias, é limitado porque não inclui informações sobre a qualidade, manutenção e uso das estruturas.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS