O governo de Pernambuco usou a desculpa que tem sido comum nos episódios que envolvem alagamentos de túneis no Grande Recife como posicionamento pela morte por afogamento de uma mulher que, nesta quarta-feira (3/8), tentou atravessar o Túnel Felipe Camarão, mais conhecido como Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife.
O vandalismo e o furto dos equipamentos que garantem o escoamento da água foram as razões que impediram o Estado de garantir a segurança em volta do equipamento. O túnel estaria oficialmente interditado desde o fim de julho.
A solução, que poderia ter evitado a morte da condutora, representa um investimento de R$ 320 mil.
A informação foi repassada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), que é responsável pela operação e manutenção do equipamento, construído há dez anos e conhecido pelo histórico de problemas.
Confira a nota do governo de Pernambuco na íntegra:
“O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) lamenta o acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (03) e informa que, desde o final de julho, a circulação de veículos no Túnel Felipe Camarão precisou ser interrompida por uma ação de vandalismo que atingiu todo o sistema elétrico e as bombas hidráulicas responsáveis por drenar as águas pluviais das pistas do túnel, no bairro do Jordão.
Com isso, o tráfego foi desviado para rotas alternativas. Agentes de trânsito auxiliaram orientando os motoristas nas vias de acesso ao equipamento, que estava devidamente sinalizado indicando sua interdição.
Mulher morre afogada ao tentar passar de carro por túnel alagado no Recife
Em decorrência dos atos recorrentes de furto e vandalismo, ocorridos em junho e julho, o DER registrou quatro boletins de ocorrência junto à Polícia Civil e instalou câmeras de monitoramento.
O órgão informa ainda que foi preciso elaborar um novo projeto de restauração do sistema de drenagem e está providenciando a aquisição dos equipamentos necessários para restabelecer o funcionamento das bombas do Túnel. O investimento necessário será de R$ 320 mil”.
DESCULPA QUE NÃO É MAIS ACEITA
Um pouco antes do posicionamento oficial do governo de Pernambuco sobre a morte por afogamento de uma condutora num equipamento urbano público que estava alagado, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) tinha feito o alerta de que atos de vandalismo não podem mais ser aceitos como desculpa do poder público para situações como esta.
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Ainda mais num equipamento que tem problemas básicos, frequentes há dez anos, como é o caso do Túnel do Jordão. Mais um alagamento do túnel, desta vez fatal, é considerado inadmissível na engenharia civil e em pleno século 21, com a tecnologia guiando a vida das pessoas.
“Não se pode aceitar esse tipo de situação. Um equipamento como esse não pode passar dez anos alagado quando chove. É preciso que o sistema de escoamento funcione”, alerta Stênio Cuentro, presidente da ABENC.
“Um problema desses uma vez, tudo bem. Mas é preciso resolver. Essa desculpa só vale uma vez. Hoje em dia você embute os cabos, fazendo o chamado envelopamento de concreto dos cabos e da bomba. E ainda usa um dispositivo que alerta no próprio celular toda vez que a bomba parar. Esse alerta vai para uma central de monitoramento”, explica.
O Túnel do Jordão tem dez anos de construído e já teve outros problemas estruturais, como a falha de execução da laje superior que provocou a interdição por meses. O equipamento fez parte das obras de triplicação da Estrada da Batalha, executada em 2012 pelo governo de Pernambuco.
Para quem não sabe, o Túnel do Jordão é fundamental para a conexão da periferia da Zona Sul do Recife com a PE-08, a Estrada da Batalha, ligando o Recife a Jaboatão dos Guararapes. A Estrada da Batalha é um importante corredor que dá acesso à BR-101, na saída sul do Grande Recife.
RESPONSABILIDADES
Toda a operação e manutenção do Túnel do Jordão e da Estrada da Batalha são feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE). A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) cuida da circulação no equipamento e é o órgão que garantiu ter isolado a área a partir das 6h59 desta quarta-feira.
VÍTIMA TERIA ENTRADO NO ALAGAMENTO
Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de Pernambuco fizeram o resgate do corpo da mulher de 81 anos na manhã desta quarta. Também retirada do carro do túnel alagado, praticamente submerso e com as rodas para cima.
O veículo é um Honda FIT branco. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram, também, populares auxiliando os bombeiros.
O Instituto de Criminalística de Pernambuco (IC) confirmou no fim da manhã desta quarta que a causa da morte da mulher foi afogamento.
O local também estaria descaracterizado porque os bombeiros precisaram resgatar o corpo. Mas pelos sinais identificados no veículo, a condutora teria entrado no alagamento.
Segundo a perícia, o carro, que era automático, estava em posição "D". Ou seja, liberado, um indicativo de que a condutora entrou na água em movimento. A placa dianteira também estaria ligeiramente levantada ("arrebitada, como explicou a perícia"), outro sinal de que a mulher optou por acessar o túnel.
Diante do que encontrou, a perícia entendeu que não houve um capotamento. O carro teria boiado com a quantidade de água e tombado pela lateral.
Os bombeiros disseram ter sido acionados às 8h37 para o resgate no túnel. Praticamente duas horas depois da interdição anunciada pela CTTU.