As primeiras perícias técnicas realizadas no veículo Honda Fit que submergiu parcialmente na manhã desta quarta-feira (3/8), no Túnel Felipe Salgado, mais conhecido como Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, matando a condutora, uma idosa de 81 anos, indicaram que a mulher tentava, de fato, fazer a travessia do equipamento.
Ou seja, o bloqueio que a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) garante ter feito por volta das 7h - quase duas horas antes de o Corpo de Bombeiros ter sido acionado para resgatar a vítima, já afogada e ainda no veículo quase submerso - teria sido furado.
A CTTU, no entanto, não informou, na nota enviada à imprensa, qual o tipo de bloqueio nem a segurança usada para impedir que ele fosse removido.
Segundo o Instituto de Criminalística de Pernambuco (IC), o carro, que era automático, estava em posição "D". Ou seja, liberado, um indicativo de que a condutora entrou na água em movimento.
A placa dianteira também estaria ligeiramente levantada ("arrebitada”, como explicou a perícia), outro sinal de que a mulher optou por acessar o túnel.
Diante do que encontrou, a perícia concluiu que não houve um sinistro de trânsito, como um capotamento. O carro teria boiado com a quantidade de água e tombado pela lateral.
O IC também confirmou no fim da manhã desta quarta que a causa da morte da mulher foi afogamento. O local também estaria descaracterizado porque os bombeiros precisaram resgatar o corpo.
CONFIRA O HISTÓRICO DE PROBLEMAS DO TÚNEL DO JORDÃO
- Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, volta a ficar alagado nesta terça (11)
- Túnel do Jordão, no Recife, é interditado para serviços; confira mudanças no trânsito
- Afogamento no Túnel do Jordão: histórico de falhas e problemas sob responsabilidade do governo de Pernambuco
- Afogamento no Túnel do Jordão: governo de Pernambuco culpa vandalismo pelos alagamentos. A desculpa de sempre
MAIS PROBLEMAS DO TÚNEL DO JORDÃO
- Túnel do Jordão é interditado após parte do teto se desprender
- Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, continua interditado
- Após passar por manutenção, Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, tem tráfego liberado
- Dias após término de obra, Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, volta a acumular água
RESPONSABILIDADES SOBRE O TÚNEL DA ABOLIÇÃO
- Túnel do Jordão é interditado após parte do teto se desprender
- Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, continua interditado
- Após passar por manutenção, Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, tem tráfego liberado
- Dias após término de obra, Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, volta a acumular água
O Túnel do Jordão tem dez anos de construído e já teve outros problemas estruturais, como a falha de execução da laje superior que provocou a interdição por meses. O equipamento fez parte das obras de triplicação da Estrada da Batalha, executada em 2012 pelo governo de Pernambuco.
Para quem não sabe, o Túnel do Jordão é fundamental para a conexão da periferia da Zona Sul do Recife com a PE-08, a Estrada da Batalha, ligando o Recife a Jaboatão dos Guararapes. A Estrada da Batalha é um importante corredor que dá acesso à BR-101, na saída sul do Grande Recife.
CONFIRA O QUE DISSE O GOVERNO DE PERNAMBUCO
Toda a operação e manutenção do Túnel do Jordão, assim como da Estrada da Batalha, são feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE). A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) cuida da circulação no equipamento e é o órgão que garantiu ter isolado a área a partir das 6h59 desta quarta-feira.